11/08/13

Apoio ao turismo de negócios

A Embratur abriu 1º edital do Programa de Apoio à Captação e Promoção de Eventos, no valor de R$ 2,7 milhões.

O objetivo é que órgãos públicos e associações sem fins lucrativos realizem ações de promoção na área de turismo de eventos. Dentre os principais objetivos do Programa, está o fomento do turismo de negócios e eventos, consolidação do Brasil como destino sede de eventos, além de preparar o país para os megaeventos esportivos.

As inscrições encerraram-se no dia 31 de julho e foram apresentadas 27 propostas, vindas de vários estados, que totalizaram R$ 6,4 milhões. As ações de captação ou de promoção deverão ocorrer até fevereiro de 2014.

“O Comitê Técnico da Embratur está analisando as propostas que poderão receber recurso financeiro para a execução de ações. A previsão é que o resultado saia no dia 20 de agosto”, explicou Katia Bitencourt, chefe de gabinete da Presidência da Embratur. De acordo com Kátia, o edital deve incrementar os resultados do programa, realizado no mesmo formato, em 2012.

“O Brasil teve o 5º maior crescimento na captação de eventos internacionais no ano passado, na comparação com 2011. É o que aponta levantamento pela ICCA, mostrando que o Brasil subiu de 304 para 360 eventos internacionais o ano passado”, disse.

Para ações de captação, o valor disponível é de R$ 1,2 milhão. Já para ações de promoção, o valor será de R$ 1,5 milhão, totalizando os R$ 2,7 milhões. Os valores máximos para as propostas são de até R$ 125 mil para ações de apoio à captação e até R$ 150 mil para ações de apoio à promoção.