05/08/12

Atendimento a pessoas especiais

Para tratar desse importante tema, o Sindpoa irá realizar no dia 16/8, o próximo  treinamento para atender clientes portadores de deficiência.
É fácil falar em cidadania, responsabilidade social e acessibilidade. Porém, mesmo que também não seja difícil praticar qualquer um destes itens, muitas vezes eles ficam somente na conversa.
Vários restaurantes e hotéis já adaptaram ou construíram seus imóveis com atenção à acessibilidade, como rampas e elevadores para cadeirantes e pisos podotáteis para deficientes visuais. Mas orientar os funcionários sobre como atender pessoas com necessidades especiais é tão importante quanto construções e reformas em edificações.
Manter esses dispositivos sempre em bom estado de conservação também faz parte do respeito ao cliente.
O pessoal da “linha de frente”, precisa entender que há certas regras para atender os deficientes, de acordo com o problema de cada um deles. Claro que qualquer profissional tem a obrigação de atender satisfatória e educadamente qualquer pessoa, deficiente ou não – o que muitos ainda precisam aprender em várias classes sociais – mas há cuidados especiais para que não incorram em certos erros.
Um tipo de cliente muito especial e, inclusive, numeroso. No Censo de 2000, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registrou que o Brasil tem cerca de 14,5% da população com algum tipo de deficiência, algo em torno de 24,5 milhões de pessoas. Em âmbito planetário, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), os deficientes são 10% da população, cerca de 610 milhões de pessoas.
Para participar do treinamento de Atenção a Pessoa com Deficiência, Clique Aqui.