13/11/13

Atividades Registraram o Dia do Hoteleiro e do Restauranteiro

O Sindpoa está realizando intensa atividade neste mês de novembro,  em homenagem ao dia do hoteleiro e restauranteiro, comemorado em todo o Estado no dia 9/11.
Neste período, está desenvolvendo  uma grade de cursos gratuitos de qualificação voltados para a categoria, com foco no  atendimento ao cliente, segurança de alimentos, e camareira e garçom atendendo com qualidade.

É o presente que oferecemos à nossa categoria e que já é tradição nesta época do ano – ressalta o presidente do Sindpoa, José De Jesus Santos.

Outras várias ações marcam oficialmente a data. Nesta terça-feira, 12/11, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul fez a sua  homenagem.

Coube ao deputado Paulo Borges usar a tribuna e destacar a contribuição que esse setor traz para a economia e para a comunidade. O deputado ressaltou o trabalho realizado pelas 12 entidades sindicais patronais do Rio Grande do Sul, em especial o Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre (Sindpoa).

- A luta por uma legislação que desse não apenas mais agilidade nos processos de concessão de alvarás para os estabelecimentos, mas que fosse mais transparente, objetiva, clara e eficaz, é uma iniciativa antiga do Sindpoa que deve ser ressaltada – disse Borges.

O parlamentar também destacou o trabalho que a entidade vem fazendo em relação à Copa do Mundo de Futebol.

- Na gastronomia, no dia 21 deste mês, o Sindpoa lançará um aplicativo para celular com a relação dos restaurantes e serviço completo para o turista, que qualifica ainda mais o receptivo da nossa capital – completou o deputado.

Além de Borges, que ao final da cerimônia entregou uma placa alusiva ao evento ao presidente do Sindpoa, José De Jesus Santos, ocupou a tribuna para homenagens, o deputado Frederico Antunes.

O presidente José De Jesus Santos esteve acompanhado na cerimônia pelos vice-presidentes, Guido Hilgert e Edemir Simonetti; pelos diretores da ABIH, Régis Nogueira de Azevedo, e Abdon Barretto Filho, diretor Plaza Hotéis e  Paulo Geremia, diretor do Sindicato de Caxias do Sul.

Câmara de Vereadores
Na quinta-feira, 7/11,  ainda dentro das festividades alusivas ao dia do hoteleiros e restauranteiro, o presidente José De Jesus  ocupou a Tribuna Popular da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, durante  sessão ordinária. Como já é uma tradição da casa, o dirigente  apresentou um balanço das atividades do setor neste ano.

- Transformamos a sede da entidade num verdadeiro centro de treinamento de empresários e de trabalhadores –  disse o dirigente. De Jesus também  afirmou  que, através de parcerias com os governos federal, municipal e estadual  e com recursos próprios, o setor está sendo qualificado em várias áreas de interesse do grande evento.

Destacou  que o ano de 2013 manteve o ritmo de grande atividade no sindicato, cumprindo sua missão de representar, integrar e desenvolver o setor de hotelaria e gastronomia de Porto Alegre.

Lamentou que esse ano ficará marcado pela tragédia de Santa Maria. Em março deste ano, o Sindpoa realizou o tradicional almoço com os vereadores.

- Tivemos a oportunidade de destacar que, desde 2010, o sindicato vem buscando uma legislação que desse não apenas mais agilidade nos processos mas que fosse mais transparente naquilo que se propõe, ou seja, a segurança de frequentadores e de proprietários – explicou.

Vereadores destacaram trabalho

O vereador Bernardino Vendruscolo (PROS)  afirmou que a participação de sindicatos enriquece os debates da Câmara Municipal. - Já se foi a época em que só existia participação da sociedade em períodos eleitorais – disse.

O vereador Elizandro Sabino  (PTB) elogiou as campanhas contra exploração sexual e venda de bebidas alcoólicas para menores realizadas pelo Sindpoa. - Como presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente, quero enaltecer estas ações de prevenção e parabenizar o sindicato. – afirmou.

Nereu D’Avila (PDT)  cumprimentou os representantes do Sindicato e ressaltou a contribuição social e econômica desenvolvida pela entidade. O vereador também destacou o novo aplicativo que será lançado pela entidade. - Precisamos estimular estas ações, todo turista gosta de frequentar bons restaurantes – disse.

O vereador Reginaldo Pujol (DEM) ressaltou a importância do debate na busca de soluções de problemas. - A Câmara tem pontuado por esta postura de debater, esclarecer e votar –  afirmou.  O vereador parabenizou o Sindpoa pelo seu desempenho e afirmou que a Câmara sempre estará aberta para o debate.

Alberto Koppitke (PT) disse que o setor de hotelaria e de gastronomia é, sem dúvida, o segmento que está na dianteira no desenvolvimento da cidade. - O setor é o pulso da cidade. Se quisermos saber como a cidade está, basta irmos aos bares e restaurantes – ressaltou

Idenir Cecchim (PMDB) lembrou que o Sindpoa está sempre presente na Casa.  E quando usa a Tribuna, traz boas notícias para a cidade. - Há pouco, quando o sindicato esteve aqui, apresentou um planejamento estratégico para Porto Alegre. É um sindicato que não vem para anunciar, vem para mostrar o que está fazendo em prol da cidade. Por isso, merece os cumprimentos desta Câmara – destacou.

A vereadora Jussara Cony (PCdoB) elogiou o Sindpoa pelo relatório de atividades apresentado na Tribuna Popular. Para ela, Porto Alegre é o centro estratégico do Mercosul. - Por isso, precisamos avançar na ampliação dos espaços noturnos, precisamos valorizar estes estabelecimentos, pois nossa cultura gastronômica é rica.

Airto Ferronato (PSDB) lembrou que o Sindpoa tem atuado junto nas questões que tratam do desenvolvimento da cidade. - Desde as primeiras discussões sobre o metrô, em 1988, das quais participei, o sindicato já se fazia presente. Agora,  nas reuniões da Comissão Especial da Copa, o Sindpoa também se fez presente.

João Carlos Nedel (PP) fez votos para que o setor hoteleiro se fortaleça, tendo, no mínimo 70% dos espaços disponibilizados ocupados. O vereador destacou também o  problema da segurança nos hotéis. - É uma preocupação muito grande. Precisamos tomar medidas que protejam os turistas na Copa. – destacou.