15/05/14

Bares e Restaurantes da Capital Qualificados para Receber Turistas Receberão Selo

Aproximadamente 30 estabelecimentos de Porto Alegre com funcionários capacitados para a Copa foram identificados pelo SINDPOA na quarta-feira, 14/05. Ação é parte do projeto “Seu negócio classificado para a Copa”.

Estabelecimentos da Capital que já participaram do projeto “Seu negócio classificado para a Copa”, promovido pelo Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre (SINDPOA), receberam nesta quarta-feira, 14 de maio, um selo que identifica os locais qualificados para receber turistas durante a Copa do Mundo.

A ação inicia pelos bairros Centro Histórico, Moinhos de Vento e Cidade Baixa e seguirá em outras datas.
Os colaboradores dos estabelecimentos qualificados receberam bottons de identificação de acordo com o curso realizado. “A ideia é que o turista saiba que será bem recebido e que pode pedir informações”, destaca o vice-presidente do SINDPOA e gestor do projeto, Sandro Zanette.

Desde fevereiro, mais de 300 pessoas foram capacitadas pela entidade. “Essa entrega no local de trabalho do aluno é para estimular que ele utilize a identificação durante o período do evento na cidade, para facilitar ainda mais o atendimento aos turistas estrangeiros”, explica Zanette. “A qualificação do serviço é o primeiro passo para Porto Alegre se tornar conhecida no exterior pela receptividade ao turista. Além disso, é um legado que fica para os consumidores locais”, define.

O vice-presidente ainda adianta que a iniciativa também visa estimular os empresários dos bares e restaurantes decorar os estabelecimentos para o evento, como mais uma forma de criar um ambiente receptivo aos visitantes que circularão pela Capital no período. Zanette argumenta que ainda é possível participar do projeto. “Como a qualificação é de curta duração, dá para se preparar nesta reta”, completa.

Quatro cursos oferecem aos alunos ferramentas práticas para o atendimento aos turistas: Formando um time campeão e Atendimento 10, voltados a técnicas de receptividade; Foco total: recebendo o turista estrangeiro, que oferece noções básicas da língua inglesa; e Bate-bola turístico, com dicas especiais sobre pontos turísticos da cidade.