16/11/14

BRILHA PORTO ALEGRE DEVE GERAR INCREMENTO DE 15% DE NO COMÉRCIO E TURISMO DA CAPITAL ATÉ 2017

Além de incentivar a iluminação de casas, lojas e estabelecimentos, serão promovidas atrações para movimentar o turismo na cidade de 28 de novembro a 28 de dezembro.

O Brilha Porto Alegre de 2014, uma parceria inédita da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL/POA), o Sindilojas Porto Alegre e o Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre (SINDPOA), terá uma programação intensa na Capital entre os dias 28 de novembro a 28 de dezembro. Além de incentivar a iluminação de casas, lojas e estabelecimentos, serão promovidas atrações para movimentar o turismo na cidade. Entre as três entidades, a expectativa é de alavancar o fluxo de turistas em Porto Alegre, com aumento da ocupação da rede hoteleira e gastronômica. No varejo a previsão é de um crescimento de 15%, ou seja, R$ 65 milhões, até 2017.

O lançamento do evento acontece no dia 28, sexta-feira, com a Chegada do Papai Noel no Shopping Total. No sábado, 29, às 21h, acontece a primeira sessão da projeção mapeada em 3D na fachada da Usina do Gasômetro, local da Estação Brilha Porto Alegre. A atividade é gratuita e aberta ao público.

Segundo o presidente do SINDPOA, Henry Chmelnitsky, a união das entidades na campanha é a primeira de uma série de ações em conjunto para promover Porto Alegre como destino turístico.  “O SINDPOA norteia esta visão e busca através de ações concretas consolidá-la. A adesão à campanha visa justamente reforçar este movimento”, comenta Henry.

Para Gustavo Schifino,presidente da CDL Porto Alegre, o Brilha Porto Alegre é uma nova oportunidade para a Capital demonstrar o quanto sabe receber os turistas que vêm de fora, como já ocorreu durante o período da Copa do Mundo. “Com este evento de Natal, queremos que a cidade deixe de ser um ponto de passagem e atraia mais pessoas, com um sentimento de fraternidade e união entre as famílias”, destacou.

O presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, confirma a importância da ação. “Com o Brilha Porto Alegre queremos resgatar o espírito de Natal não só dos porto-alegrenses, mas de todos que visitarem a cidade. O engajamento da população, dos lojistas, das entidades e do governo é importante para o sucesso das ações e também para o crescimento da nossa Capital”.

Além das cinco sessões de projeção mapeada em 3D, que vão ocorrer nos dias 29 e 30 de novembro, 13, 14 e 25 de dezembro, sempre às 21h, a Estação Brilha Porto Alegre receberá a doação de brinquedos na Oficina do Papai Noel, projeto tradicional da Prefeitura Municipal. Também serão instaladas bolas gigantes de Natal e mobiliário urbano com neve, além de uma iluminação especial no prédio da Usina do Gasômetro, que será ponto de partida de um tour natalino. O passeio, que será realizado com o ônibus da Linha Turismo de Porto Alegre, levará as pessoas para visitarem diversos prédios, monumentos e ruas decoradas para a data festiva.

Como atividade didática, serão distribuídas 5 mil cartilhas para colorir e papertoys com tema natalino para escolas públicas da rede municipal. O material também será disponibilizado para download no site do projeto www.brilhaportoalegre.com.br.

Na intenção de devolver para a cidade o espírito natalino, o Brilha Porto Alegre reuniu diversas atividades no chamado “Caminhos de Natal”. Confira a programação prévia (sujeita a alterações):

Lançamento do Brilha Porto Alegre – Natal de Estrelas TOTAL

Data: 28 de novembro

19h – Circo Petit Poa: show de acrobacias revelando uma diversidade de cores, movimento, luz e som.

19h40 – Coral da PUCRS, com canções natalinas.

20h – Chegada do papai Noel: famoso rapel na chaminé do Shopping iluminado com projeções em movimento de luzes e show de fogos de         artifício.

Inauguração da Estação Brilha Porto Alegre na Usina do Gasômetro

Data: 07 de dezembro, às 19h

Pão dos Pobres (Rua da República, 801) - Concerto de Natal Solidário

Data: 9 de dezembro às 20h

Parque Moinhos de Vento(Parcão)- Concertos Comunitários Zaffari com a Orquestra da Unisinos e Colégio Anchieta, e participação da cantora Maria Rita

Data: 14 de dezembro, às 20h

Paço Municipal - III Sonho de Natal com Coral Infantil das Escolas Municipais

Data: 18 de dezembro, às 18h30min

Praça da Matriz - Concerto de Natal OSPA

Data: 21 de dezembro, às 20h

Programação nos shoppings:

Iguatemi - Londres é logo Aqui

Data: até 6 de janeiro de 2015, na Praça Érico Veríssimo, 1º Piso. Shows todas as quartas, às 19h30min, até dia 17 de dezembro.

Praia de Belas- Natal no parque

Data: até 30 de dezembro, na Praça das Artes, 1º piso.

Carrossel para crianças a partir de 4 anos de idade, no valor de R$ 10,00.

Barra Shopping Sul - Festa de Natal na Cidade Nevada, com oficina de brinquedos virtuais

Data: até 24 de dezembro, das 14h às 19h45min

Espaços Públicos e prédios que serão iluminados:

Santa Casa de Misericórdia

Santander Cultural

Casa Torelli

Chafariz do Largo Glênio Peres

Praça Júlio de Castilhos

Catedral Metropolitana

Rua Padre Chagas

Prédio do DMAE (Rua 24 de outubro)

Faculdade Senac Porto Alegre – Rua Coronel Genuíno, 130 – Centro Histórico.

Senac Passo D’Areia – Avenida Assis Brasil, 1481 – Passo D’Areia.

Senac Floresta – Avenida Farrapos, 146 – Floresta.

O evento conta com promoção do Grupo RBS e apoio da Prefeitura Municipal.