02/08/11

Campanha para recolher lixo eletrônico

Em todo o País, cerca de um milhão de computadores são jogados no lixo por ano. Além disso, de 10% a 20% de celulares entram em inatividade no mesmo período. Só para se ter uma idéia, hoje são mais de 200 milhões de aparelhos habilitados no Brasil. Preocupados com esse consumo acelerado e com a constante renovação tecnológica, a Fecomércio-RS, o Sesc e o Senac iniciam uma Campanha de Recolhimento de Resíduos Eletrônicos e Telefonia Pós-Consumo, que pretende arrecadar itens como celulares, baterias, telefones de mesa, cabos, desktops e monitores, entre outros, para dar-lhes a destinação correta. A meta é que 100 toneladas de resíduos e 20 mil celulares e baterias sejam recolhidos.  Como os equipamentos não podem ser enviados ao lixo comum, a destinação correta se tornou um desafio para as empresas e para a sociedade.
Através de parcerias com as unidades do Sesc e Senac, sindicatos, prefeituras municipais, entidades e empresas, a Fecomércio-RS irá disponibilizar diversos postos de recolhimento desses itens no Rio Grande do Sul, no período de 4 de agosto até 30 de setembro, sendo que cada município terá uma agenda própria para o dia da coleta. Ao todo, 81 cidades já aderiram à campanha, sendo que este número pode aumentar no decorrer da ação.
Em Porto Alegre, a campanha será feita em um molde diferenciado do resto do Estado. A ação segue durante todo o período na Faculdade Senac de Tecnologia, na rua Coronel Genuíno, 130, no Centro Histórico, ou no Sindicato do Comércio Varejista de Veículos e de Peças e Acessórios para Veículos no Estado do Rio Grande do Sul (SincoPeças/RS), na avenida Paraná, 2.435, bairro São Geraldo. Além dos postos de arrecadação, no dia 10 de setembro um evento na Usina do Gasômetro contará com o sistema drive-thru, no qual as pessoas poderão descartar os equipamentos sem descer do carro.