18/07/13

Casas Noturnas e o Centro Histórico

Foto: Vinicius Casagrande/Divulgação PMPA
Audiência pública, promovida pela prefeitura, para reduzir a violência e a insegurança no Centro Histórico discutiu propostas para possibilitar a convivência pacífica entre moradores, população que trabalha na região e frequentadores de casas noturnas.

As principais sugestões do encontro organizado pela Secretaria da Produção, Indústria e Comércio (Smic) foram: fechamento das casas às 3h30 da madrugada com tolerância de 30 minutos, detector de metais na entrada dos estabelecimentos, cobrança de ingresso, aumento da segurança particular  e do policiamento público.

A antecipação do horário de fechamento foi proposta pela Brigada Militar com base em dados relativos a ocorrências criminais. Um estudo da BM  constatou que 10 entre 12 casos em que houve homicídios ou tentativas, além de grande número de furtos, aconteceram entre 4h e 6h.

Para o presidente do Sindpoa, José De Jesus Santos, a antecipação do horário de fechamento não iria colaborar com os objetivos propostos.

- O que precisamos é aumentar o efetivo da segurança. Fechar a cidade não leva a mais segurança – ressaltou De Jesus.

Para a entidade, a proposta da Brigada Militar iria apenas alterar a hora dos delitos e não acabar efetivamente com eles, o que realmente interessa.

Uma nova reunião com representantes do Sindpoa e da Smic deverá ser realizada ainda nesta semana para tratar deste assunto.