25/12/13

Centro de eventos será na zona leste

Nesta quinta-feira, 26/12, a prefeitura da de Porto Alegre e a Caixa Econômica Federal (CEF) assinaram o Termo  que autoriza o município a utilizar os R$ 60 milhões para a construção de um centro de feiras e convenções na capital.

Os recursos foram captados pela Secretaria Municipal de Turismo junto ao Ministério do Turismo, via PAC Turismo.

Assinaram o compromisso  o prefeito José Fortunati e o superintendente da Caixa, Ruben Danilo de Albuquerque Pickrodt, com a presença do secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes e do vice prefeito Sebastião Melo

A formalização permitirá dar andamento ao plano de trabalho já entregue à Caixa, onde são detalhadas as metas e etapas para implantação do equipamento.

Do valor agora autorizado, 5% serão destinados à contratação dos estudos de viabilidade e do projeto básico do centro de feiras e convenções.

O termo de referência para a licitação desta etapa está em andamento no Grupo de Trabalho formado por técnicos de 11 secretarias municipais.

Os recursos federais para dotar a cidade de uma estrutura que permita disputar com outros destinos nacionais e internacionais a captação de feiras e convenções de grande porte foram assegurados a partir de estudos de viabilidade preliminares encaminhados pela SMTUR ao Ministério do Turismo.

Na zona leste

O centro de convenções da Capital deverá ser localizado na zona Leste da cidade, com pavilhões modulados de 26 a 30 mil metros quadrados.

Terá, ainda, estacionamento para seis mil veículos e pelo menos quatro mil lugares sentados, além de área de alimentação e apoio para a realização de eventos dos mais diversos tipos, incluindo grandes feiras de negócios.

O prefeito José Fortunati saudou a concretização de mais esse projeto importante para  na área de turismo da cidade.

- Consolidará Porto Alegre como um dos principais destinos do turismo de negócios e eventos – disse.