11/03/12

Centro Histórico vira notícia - Plano de comunicação foi apresentado

Grupo de Trabalho da Revitalização do Centro Histórico, durante reunião realizada no Sindpoa, dia 06/03/2012

Neste final de semana passado, duas manchetes de capa dos jornais da capital (Zero Hora e Correio do Povo) ajudam a divulgar uma nova realidade do centro  de Porto Alegre.  No enfoque da ZH,  um público de maior poder aquisitivo  e empresas voltam a investir no centro  recuperando a região como espaço de convívio e consumo de consumidores das classes A e B. Segundo a matéria, um Centro abarrotado de lojas populares e pontilhado de carrocinhas de lanche barato, que se consolidou no imaginário dos porto-alegrenses com menos de 40 anos, está ficando para trás. Grandes redes de comércio e restaurantes que cobiçam um público de maior poder aquisitivo voltam seus olhos ao potencial da região. Bistrôs, cafeterias com origem em shopping centers e lojas que atendem a consumidores das classes A e B estão voltando a investir no centro histórico da Capital. Diversas inaugurações ocorreram em espaços de antigas galerias, cinemas ou espaços antes ocupados por negócios populares. O Correio do Povo trata do projeto do Cais Mauá, atualizando os leitores sobre as últimas iniciativas da prefeitura. Há dez secretarias envolvidas na preparação da obra. "A nossa expectativa é de ter uma remodelação até 2014", salientou Fortunati na reportagem.  O projeto compreende um trecho de aproximadamente 2,5 quilômetros, da Rodoviária à Usina do Gasômetro. O plano prevê a construção de prédios comerciais e recuperação dos armazéns para o funcionamento de bares, restaurantes, lojas e estabelecimentos culturais. Esses dois destaques da mídia vão ao encontro da preocupação dos integrantes do Grupo de Trabalho da Revitalização do Centro Histórico, durante reunião realizada no Sindpoa  na semana passada. Coordenada pelo vice-presidente Daniel Antoniolli, com a presença de representantes da prefeitura municipal, Sindilojas, CDL e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul tratou da apresentação de  um plano de comunicação para a divulgação do Centro Histórico com ações de marketing direto e de Assessoria de Imprensa. “ A população gaúcha precisa saber mais sobre esse formidável esforço conjunto entre o poder publico e o privado que está mudança o centro da cidade”, ressaltou Antoniolli. O plano foi apresentado pelo representante da UFRGS no Grupo, Professor Valter Nick, da Faculdade de Administração e deverá ser levado brevemente ao prefeito José Fortunati.