09/07/13

Cidade Baixa em alta e em paz - Artigo do presidente do Sindpoa, José De Jesus Santos

O Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre, a Associação dos Comerciantes e a dos Moradores da Cidade Baixa convidaram, na quinta-feira da semana passada, a comunidade do bairro para que colocasse nas suas janelas um lençol branco para demonstrar a sua disposição em promover a paz.

Mesmo após terem sido atacados dias antes, por conta de vândalos, ouve uma grande adesão, mostrando a opção da cidadania pela paz. Serviu, igualmente, para mostrar o grau de consciência daquela comunidade na defesa dos seus interesses – como mais segurança, por exemplo – e também que o bairro continua a ser um excelente lugar para o convívio, para o lazer, para morar e, principalmente, para se viver em paz.

Aliás, não foi a primeira vez que essa comunidade surpreendeu positivamente a todos nós. Foi com muito diálogo que, recentemente, os moradores e os comerciantes do bairro promoveram uma agenda comum em busca de entendimento para os horários de funcionamento dos bares e restaurantes, trazendo tranquilidade para os que ali trabalham, moram ou frequentam.

A iniciativa de “vestir” o bairro teve o mesmo diapasão, sinalizando o que existe de mais forte numa comunidade, que é a sua capacidade de articulação e de mobilização, a partir da espontaneidade própria de quem luta por uma causa justa e transparente. Uma lição muito simples e oportuna de cidadania que merece a atenção de toda a população gaúcha. A mesma população que saiu às ruas de forma pacífica e que, aos poucos, mas decididamente, vai conhecendo a força da sua união e da sua voz em defesa dos seus direitos mais legítimos.
(publicado no Jornal do Comercio 09/7/2012)