23/10/13

Conferencia sobre turismo criativo

Foi realizada em Porto Alegre a  1ª Conferência de Turismo Criativo do Brasil, na terça e quarta-feira da semana passada, na capital, no Teatro São Pedro.

O evento contou com mais de 600 participantes entre estudantes de turismo, profissionais da área, professores e gestores públicos de cidades brasileiras e dos países vizinhos. A promoção foi da Prefeitura Municipal de Porto alegre, através da sua Secretaria de Turismo.

Na oportunidade, o secretário, Luiz Fernando Moraes, apresentou o painel Experiência: Porto Alegre Turismo Criativo,  mediado pela diretora da Creative Tourism Network e responsável pela barcelonacreativa.info, plataforma pioneira de promoção do Turismo Criativo de Barcelona, Caroline Couret.

Segundo o secretário, a Capital gaúcha optou pela segmentação: para nos destacarmos no cenário, buscamos nichos que possam nos evidenciar. Como exemplo, citou os Caminhos Rurais, programa que contempla a zona rural da cidade, e o Turismo de Saúde através do Health Care Cluster. Moraes ressaltou, ainda, que a metodologia desenvolvida para implantação do Porto Alegre Turismo Criativo pode ser utilizada por outros destinos do país.