08/11/09

CONVERSA COM O PRESIDENTE: Dia do trabalho, do entusiasmo e perseverança

Dia do trabalho, do entusiasmo e da perseverança

Nesta segunda-feira, nove de novembro, é celebrado oficialmente o Dia do Hoteleiro e do Restauranteiro, festejado em Porto Alegre desde 1999 e em todo o Rio Grande do Sul a partir de 2006.  É uma data recente, portanto, que aos poucos vai ganhando força na comunidade e que ressalta, por justiça, a importância de uma categoria profissional responsável por milhares de postos de trabalho no Brasil e uma das bases da indústria que mais cresce no mundo: o turismo.

São 6,5 milhões de ocupações e empregos formais que representa  2,6 % do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. O turismo doméstico responde por 85% da procura, enquanto os outros 15% representam cinco milhões de turistas estrangeiros que deixaram R$ 5,8 bilhões no País em 2008. Na área de abrangência do Sindpoa (Porto Alegre e Região Metropolitana), são mais de dez mil estabelecimentos que geram uma média de nove empregos por empresa.

São números que devem nos orgulhar, principalmente porque são gerados a partir e, exclusivamente, de nosso trabalho, sem a presença de qualquer tipo de incentivo ou subsidio público, por exemplo. Ao contrário. Se verificarmos com mais acuidade, veremos que a ingerência do setor público em nosso segmento, na maioria das vezes, é imprópria e atrapalha mais do que ajuda. Sem falar da carga tributária...

Portanto, conclamo aos empresários do ramo, a festejar entusiasticamente o dia nove de novembro. Juntos com os seus familiares e colaboradores. É dia para lembrar todas as conquistas, as melhorias promovidas no ambiente de trabalho, os novos clientes, o aprendizado adquirido e as amizades consolidadas. É dia para lembrar os resultados e o crescimento da empresa neste mercado extremamente competitivo e exigente. O dia nove de novembro é o dia do Hoteleiro e do Restauranteiro. É o dia do trabalho, do entusiasmo e da perseverança. É o nosso dia!

Em nome do Sindpoa, de sua diretoria e de seus colaboradores, recebam todos um grande e fraterno abraço.

Cacildo Antonio Vivian
Presidente do SINDPOA