26/10/09

CONVERSA COM O PRESIDENTE: Revitalização do Cais como início das mudanças

Na semana passada o empresário Jorge Gerdau Johannpeter proferiu palestra na sede da Fiergs. Na plateia, cerca de 200 empresários escutaram, de forma compenetrada, o recado do industrial que transformou a sua empresa na primeira multinacional nascida no Rio Grande do Sul e uma mas maiores siderúrgicas do mundo, presente em  14 países.

E que  recado foi esse?

– Precisamos mudar a estrutura do país e ter projeto para daqui a 20 anos.

E isso tem de sair das lideranças empresariais – afirmou Gerdau para a atenta platéia.

O Sindpoa está sintonizado com essa máxima.

Há três anos, através de um trabalho incessante de sua diretoria, formou consenso entre o setor público e privado sobre a importância de Porto Alegre ter um planejamento estratégico que mostrasse as metas, os indicadores e os objetivos para o setor turístico da cidade.

Foi além, e elaborou o Planejamento Estratégico com a participação de mais de 200 entidades voluntárias representativas de todos os segmentos representativos da sociedade civil organizada. Empresários e trabalhadores, por exemplo.

O trabalho é reconhecido como pioneiro e imprescindível, em todos os lugares em que foi apresentado, levando o nome do Sindpoa e da nossa categoria a vários fóruns renomados.

E de todos os objetivos relacionados no Planejamento, certamente  o que produziu maior consagração como fator preponderante para a mudança  na cidade, é o que trata da revitalização do Cais Mauá.

Não como um mudança estética e pontual, apenas. Mas como uma mudança de paradigma que ajudará a implementação de todos os demais objetivos constantes naquele trabalho com reflexos diretos em nossos negócios.

O horizonte é para 20 anos, por isso precisamos começar a trabalhar agora.

Neste sentido, a aprovação do projeto de lei de revitalizaçãodo cais Mauá, que será apreciado em novembro pela Câmara Municipal de Porto Alegre, se reveste de uma importância ainda maior, pois ele  se apresenta como um determinante para o início de outras mudanças.

O trabalho do Sindicato para sensibilizar a sociedade sobre essa matéria tem sido incessante. E é preciso que todos estejamos engajados neste objetivo e neste trabalho. Ou seja: com muito bom senso, dedicação e estratégia.

Afinal estamos falando do futuro da cidade que amamos e da qual dependemos.

Cacildo Vivian
Presidente