27/06/12

Copa do Mundo terá Parque Temático do gaúcho

Foto: Guilherme Santos/PMPA
Em 2014, Porto Alegre terá dois acampamentos farroupilhas. O tradicional, em setembro, e o extraordinário, em julho, durante a Copa do Mundo. A lei que institui a edição extra foi sancionada pelo prefeito José Fortunati e publicada hoje no Diário Oficial do município. O Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia) será o palco do evento extra em julho, mas o foco será no turista. Por isso, a prefeitura e o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) ainda estudam o seu formato. Sabe-se que será um miniacampamento, com cerca de um décimo dos 360 galpões montados em setembro no parque, segundo o secretário municipal da Cultura, Sergius Gonzaga. “Será uma mostra do que é o acampamento. É uma necessidade para a Copa porque se o turista ficar aqui 15 dias, temos de ter atrações culturais para ele” afirmou. Para o presidente do Sindpoa, José De Jesus Santos, a iniciativa é muito positiva. “Ela vai ao encontro da necessidade de ampliarmos a divulgação de nossa cultura que é muito rica”, disse De Jesus. O Sindpoa incluiu em seu caderno de propostas a necessidade de apoiar iniciativas que instituam, na capital, um parque temático permanente da cultura gaúcha.