07/05/12

Cuidando das crianças e adolescentes

A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação assinou em conjunto a Vale, Infraero, Dnit, Petrobras, a Declaração de Compromisso Corporativo no Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes promovido na Firjan no Rio de Janeiro, um dia antes do dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração sexual infanto-juvenil, cujo mote é “Esquecer é Permitir, Lembrar é Combater”. O convite foi da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República em virtude do engajamento da FBHA na causa, como participante ativa da Câmara Temática de Turismo Sexual e Infância do Ministério do Turismo e em todas as oficinas e eventos que envolvem a causa promovida pelo órgão. A FBHA também se destaca no tema com o Projeto Profissional Bom de Copa, sendo a primeira entidade a garantir o apoio do MTur para inclusão do tema em cursos de qualificação do Programa Bem Receber Copa. O enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes será, discutido nos encontros presenciais do Bom de Copa, onde os alunos, garçons/garçonetes, atendentes, caixas e gerentes de estabelecimentos relacionados à gastronomia terão a oportunidade de debater o tema, tendo como foco a proteção das crianças e adolescentes. “O Sindpoa, através de parcerias com o Ministério Público Estadual tem participado de ações de esclarecimento sobre esse importante tema”, ressaltou o presidente do Sindpoa, José De Jesus.

O Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes em parceria com a Comissão Intersetorial de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, com apoio da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, realizam este ano a Campanha “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes” em alusão ao 18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, que neste ano completa 12 (doze) anos, com a aprovação da Lei Federal 9.970/2000.

Na campanha, a sociedade, o governo e empresas envolvidas com o tema são convidados a tomar parte do problema e assumir a sua responsabilidade diante do abuso e da exploração sexual contra crianças e adolescentes. A campanha tem como símbolo uma flor, acompanhada da frase “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes”, lembrando do cuidado e da necessidade de defesa do direito de meninas e meninos crescerem de forma saudável e protegida.

Convidamos as empresas, signatária da Declaração de Compromisso Corporativo no Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, a participar da campanha divulgando o símbolo e o hotsite da campanha www.facabonito.com.br  em suas redes interna e externa, como em materiais e meios de comunicação disponíveis (sites, intranet, revistas, rádios, murais, entre outros).

As peças da campanha estão disponíveis no hotsite da Campanha, por meio do link: www.facabonito.com.br/downloads.html.