09/04/13

Desoneração para o setor de alimentação

O Sindpoa está engajado em outra grande mobilização em defesa da categoria. Desta vez, trata-se da inclusão do setor de alimentação fora do lar no Plano Brasil Maior do Governo Federal.

Esse tema, foi o principal assunto da reunião entre entidades representantes dos setores, o secretário de Políticas Econômicas do Ministério da Fazenda, Márcio Holland de Brito, e o secretário-executivo do Ministério do Turismo, Valdir Moysés Simão.

O presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, abriu a reunião lembra que o setor de alimentação transcende a questão do turismo: envolve também a questão da alimentação do trabalhador, tendo, portanto, uma importância ainda maior para a economia do País.

- A desoneração é fundamental para aumentar a competitividade do setor - defendeu Alexandre Sampaio.

Após a inserção da hotelaria, a inclusão dos bares, restaurantes e similares no Plano foi uma demanda levada pela FBHA e demais entidades à ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi, Hoffman, durante cerimônia de comemoração do Dia Mundial do Turismo, no Palácio do Planalto.
Com a compreensão do governo para a importância do pleito, o setor de alimentação nacional promete ser o próximo contemplado da política de desoneração do governo.

A proposta da Federação é que os estabelecimentos cadastrados em lucro real ou presumido paguem um percentual de 1% sobre o faturamento da casa, como já foi proposto para outros setores, ao invés de 20% de contribuição previdenciária patronal sobre a folha salarial.

- A desoneração para o setor de alimentação fora do lar vai promover a formalização, o aumento da arrecadação tributária, a empregabilidade, a qualificação e o incremento na remuneração dos trabalhadores – reforçou o presidente do Sindpoa, José De Jesus Santos.

Outras entidades ligadas ao setor como a Associação Brasileira de Franchising (ABF), Associação Nacional de Restaurantes (ANR), e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) também estão engajadas, além da Associação Nacional de Agências de Viagens (ABAV) e o Sindicato Nacional de Parques e Atrações Turísticas (SINDEPAT).