23/07/13

Diferença de alíquota do ICMS - Pedágio de 5% onera alimentação fora de casa

Diferença de alíquota do ICMS - Pedágio de 5% onera  alimentação fora de casa
O Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre (Sindpoa) participou do ato público contra a diferença de alíquota cobrada das empresas optantes pelo Simples.

O protesto aconteceu nesta terça-feira, 23/7, na Praça da Matriz, em frente ao Palácio Piratini.

O presidente da entidade, José De Jesus Santos, ressaltou o aspecto social que a medida poderá trazer, ligada ao segmento da gastronomia.

- Grande parte dos insumos que fazem parte da alimentação que é servida diariamente a milhares de pessoas  em nossos estabelecimentos, vem de fora do Estado e acabam pagando esse pedágio, encarecendo produtos essenciais como os laticínios, os frios e as carnes  -  disse.

Toda a linha de descartáveis utilizados nos restaurantes, como guardanapos, copos plásticos e maquinários também são onerados pela alíquota de ICMS para produtos comprados fora do Estado, que é de 5%.

O empresário lembrou, igualmente, que 90% do setor da gastronomia do Rio Grande do Sul são empresas de micro e pequeno porte e que se beneficiariam com a medida, com reflexo direto aos consumidores.