07/04/13

Em busca de um centro de eventos - Prefeitura vai oferecer terreno para o Estado

Reivindicado pelo Sindpoa desde 2007, através Planejamento Estratégico do Turismo de Porto Alegre e integrado ao Caderno de Propostas da entidade, um centro de eventos de porte internacional para Porto Alegre, com capacidade de receber grandes congressos e feiras ainda esbarra na dificuldade de captar recursos financeiros e na pouca disponibilidade de terrenos.

No entanto, em 10 dias, a prefeitura deve apresentar ao governo do Estado a proposta de entregar um terreno do município na Avenida Bento Gonçalves, em frente ao Carrefour, para receber investimento estimado entre R$ 200 milhões e R$ 400 milhões. O secretário de Turismo da Capital, Luiz Fernando Moraes, afirma que o espaço é adequado em razão da dimensão (27 hectares) e da proximidade com a Terceira Perimetral.

Na quinta-feira passada, a secretária de Turismo do Estado, Abgail Pereira, reuniu-se com o secretário-executivo do Ministério do Turismo, Valdir Simão, para solicitar que a União entre com parte dos recursos e ajude a buscar outros investidores. Simão teria se mostrado disposto em analisar o pedido.

– O importante é que o projeto avance rapidamente, pois estamos perdendo os principais eventos para Rio e São Paulo por não termos onde realizá-los – afirma Berenice Lewin, presidente do Porto Alegre e Região Convention & Visitors Bureau.

Para o Presidente do Sindpoa  o momento é adequado para que o projeto se viabilize.

- A Copa do Mundo de futebol é uma grande vitrine. Esperemos que atraia o olhar dos investidores internacionais também para esse equipamento – ressalta José De Jesus Santos.