05/09/07

Empresários querem Simples Gaúcho na integralidade

Com a palavra de ordem “Simples Gaúcho, precisamos dele para crescer”, mais de mil  empresários do setor de hotéis, bares e restaurantes do interior e da capital fizeram uma mobilização na frente do Palácio Piratini, nesta quarta-feira, 5/9. O objetivo era sensibilizar a Governadora Yeda Crusius sobre o aumento de impostos provenientes do fim do Simples Gaúcho. “ De forma pacífica, mas firme, procuramos  mostrar a governadora e a sociedade gaúcha a repercussão que esse aumento brutal de impostos significa para o setor que é essencial para a população”, afirmou Daniel Antoniolli, Presidente do Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre, organizador do encontro. Com o fim da legislação, o setor teve triplicado a sua carga tributária. Os empresários foram recebidos pelo Chefe da Casa Civil. Luís Fernando Záchia, que recebeu da diretoria do Sindicato um histórico sobre os 20 anos de negociação que culminou com a legislação, considerada a mais moderna do país. Ao Chefe da Casa Civil foi repassada uma preocupação: que seja respeitada a integralidade dos benefícios do Simples Gaúcho no caso do envio de projeto do executivo. “ As últimas informações que tivemos é de que a Governadora estaria disposta a enviar o projeto mantendo apenas parte dos benefícios, incluindo apenas as  empresas com faturamento até R$ 240 mil/ano. Isso descaracterizaria totalmente o projeto original, pois estaria atendendo apenas 10% do número de empresas que hoje são beneficiadas”, afirmou Antoniolli.

Grupo também foi recebido pelo Presidente da Assembléia Legislativa do Estado, Frederico Antunes que apóia a manutenção do Simples Gaúcho. “O sistema simplificado de pagamento de impostos das microempresas, dos microprodutores rurais e das empresas de pequeno porte, criado em 2005, pelo Governo do Estado, se constitui numa revolução. Prova disto é que esta legislação elaborada pelo Rio Grande do Sul ainda é referência para todo o País”, afirmou Antunes na abertura da audiência pública que tratou do Simples Gaúcho e do Supersimples, na Assembléia Legislativa.

Fonte: Assessoria de Imprensa do SINDPOA