08/07/07

Ocorreu no sábado (23/06), no Hotel Mércure, Gramado, o Encontro dos Sindicatos de Hotelaria, Restaurantes, Bares e Similares do Rio Grande do Sul. O Estado possui 13 sindicatos, sendo que 02 estão em fase de formação. Estiveram presentes os presidentes dos sindicatos de Porto Alegre, Passo Fundo, Pelotas, Garibaldi, Santo Ângelo, Erechim, Uruguaiana, Santa Maria, Região da Uva e do Vinho, Novo Hamburgo e Região das Hortênsias e o representante da Diretoria da Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, Sr. Ricardo Ritter.

O Super Simples e suas Novas Resoluções para a Hotelaria e Gastronomia foi amplamente debatido pelos presentes. As alterações afetam muito os setores hoteleiro e gastronômico.

Outro item de pauta foi a Lei Seca, a qual regulamenta a venda de bebidas alcoólicas. Os Sindicatos são contrários a Lei, mas apóiam a realização de campanhas de conscientização sobre o consumo de bebidas.

O Sindicato de Porto Alegre apresentou o Comitê Setorial de Turismo – PGQP. O PGQP foi lançado durante um seminário no dia 15 de outubro de 1992, após uma ampla articulação com segmentos representativos da sociedade riograndense, em parceria entre o setor público e a iniciativa privada. O objetivo da iniciativa era divulgar a filosofia e os principais conceitos da qualidade na busca de promover as iniciativas voltadas ao aprimoramento dos produtos e serviços das empresas gaúchas e, conseqüentemente, da melhor qualidade de vida da população do Estado.