27/05/14

Equipes de Recepção aos Turistas da Capital e do Estado têm Encontro de Integração no SINDPOA

Atendentes que atuam em Centros de Informação e de Atenção ao Turista da prefeitura e do Estado e no city tour Linha Turismo participarão de capacitação conjunta nos dias 29 e 30/05.

Falta pouco para o início da Copa do Mundo e para os turistas começarem a circular pelas ruas da Capital. As equipes que atuarão na recepção aos visitantes em Centros de Informação Turística (CITs) do município, no serviço de city tour Linha Turismo e nos Centros de Atenção ao Turista (CATs), do Estado, localizados em vários pontos da cidade, participam nesta quinta-feira à tarde e na sexta-feira pela manhã de um encontro que visa a integração, o treinamento e o alinhamento das informações turísticas sobre Porto Alegre e demais destinos gaúchos. A atividade é uma parceria entre a Secretaria de Turismo de Porto Alegre (SMTUR) e a Secretaria Estadual de Turismo (SETUR) com o apoio do Sindicato da Hotelaria e Gastronomia (SINDPOA), onde os encontros serão realizados.

Na qualificação, os orientadores turísticos dos CITs e CATs participarão de uma palestra motivacional e receberão informações sobre o conjunto de materiais que serão distribuídos aos turistas nos postos de atendimento. Também serão reforçadas instruções sobre acolhimento, hospitalidade e atendimento ao público. O pessoal fornecido pelo SindPOA para atuar nos CATs também participará da integração e capacitação.

Conforme o secretário estadual do Turismo, Márcio Cabral, o treinamento servirá para que a SETUR apresente as estruturas temporárias e permanentes que estarão à disposição no período em todo o Estado, assim como o Centro Aberto de Mídia. “Nosso objetivo é que os visitantes tenham informações sobre as regiões turísticas do Rio Grande, mas também sobre Porto Alegre, para que tenham opções de ficar na Capital ou se deslocar para o Interior, onde temos grandes atrativos e belezas naturais”, destaca.

“É uma integração importante das equipes tanto sob o ponto de vista da complementação de informações para que falem a mesma linguagem, como pelo aspecto motivacional, necessário para o start da operação com a proximidade da Copa”, avalia o secretário de Turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando Moraes. Segundo Moraes, a estrutura do serviço de informações turísticas da cidade será ampliada até o início da Copa. Dos 14 pontos fixos de atendimento ao turista, entre CITs e Pontos de Orientação e Informação Turística (Points) a SMTUR chegará a 40 pontos, incluindo 20 postos de combustíveis. O serviço será ainda complementado com um CIT Móvel adaptado em micro ônibus que atenderá preferencialmente a região do Caminho do Gol. Com esta expansão, a estrutura municipal estará espalhada em 16 bairros da cidade.

O presidente do SINDPOA, Henry Chmelnitsky, completa: “A ideia é que a atividade seja um pontapé inicial para prestarmos um atendimento com excelência aos turistas durante o período. Nosso objetivo é deixar um legado para a cidade e reforçar Porto Alegre como um polo turístico, por isso informar e atender bem é fundamental”. A atividade contará ainda com a participação do Comitê Organizador Local dos Transportes da Fifa, que informará sobre os deslocamentos nos dias de jogos durante o Mundial..

LOCALIZAÇÃO DOS CATS:

Estação Rodoviária