25/09/11

Eu Curto. Eu Cuido

A Prefeitura de Porto Alegre lançou o projeto “Minha Calçada”, que visa à revitalização das calçadas da cidade além da conscientização dos cidadãos sobre as responsabilidades de conservação dos passeios públicos. A nova ação da prefeitura integra o movimento “Porto Alegre: Eu curto. Eu cuido”, que alia iniciativas do município à mobilização dos moradores nos cuidados com a capital. O V Congresso da Cidade, também promovido pela Prefeitura Municipal, é outra iniciativa vitoriosa da cidadania, envolvendo milhares de pessoas até novembro, quando será realizado o seminário final, com a compilação de metas e ações para cada bairro de Porto Alegre, bem como a cidade como um todo. Temos dito reiteradas vezes que as grandes obras de infraestrutura são importantes (inclusive para o sucesso da Copa do Mundo em Porto Alegre), mas o olhar do visitante sobre a cidade vai além do estádio de futebol confortável ou da rodovia que leva e trás com segurança. O turista enxerga o que normalmente nos passa despercebido, ou seja, se efetivamente os anfitriões se importam com a sua cidade. E iniciativas como o Congresso da Cidade e a campanha “Eu Curto. Eu Cuido” são muito felizes em captar esse sentimento e essa necessidade. Nestes dias, a campanha foi apresentada aos diretores da rede municipal de ensino. Nada mais apropriado. Se não ensinarmos as nossas crianças a curtir e cuidar de Porto Alegre, dificilmente terminaremos com os eventos recorrentes de vandalismo contra o patrimônio público e que nos envergonha como cidadãos. E, muito menos, saberemos receber os convidados do mundo todo. A campanha e o Congresso, portanto, é a cidade no caminho certo e o segmento de hotelaria e gastronomia de Porto Alegre está engajado para o sucesso de todas as ações que envolvem essas iniciativas. Em relação às calçadas, por exemplo, os bares e restaurantes associados estão sendo alvos de uma campanha interna do Sindpoa com o objetivo de divulgar a iniciativa e engajá-los na idéia, mostrando a importância deste cuidado que é mais um sinal de amor pela cidade e respeito pelas pessoas.  Mas, assim como é importante o chamamento do setor público sobre a sociedade, é importante também fazermos o chamamento da sociedade, sobre o público. Questões como a falta de segurança em Porto Alegre, onde o recente “arrastão” no bairro cidade baixa é apenas mais um exemplo, precisa entrar na pauta de quem, como todos nós, queremos curtir e cuidar de Porto Alegre de forma adequada. É uma oportunidade única para passarmos à limpo as mazelas que afligem os portoalegrenses e que não podemos deixar passar. Projeto como o da “Minha Calçada”, certamente é bem-vindo, assim como certamente seriam aqueles que visam mais iluminação, mais segurança, mais saúde e mais educação, por exemplo.

José De Jesus Santos
Presidente  do Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre