01/03/12

Exclusão da categoria do Piso Regional: Mobilização em janeiro e fevereiro foi intensa

Buscando a exclusão da categoria, da primeira faixa do Projeto de lei nº 455/2011 - Piso Estadual, proposto pelo Governo do Estado, a diretoria do Sindpoa realizou intensa mobilização nos dois primeiros meses do ano, visitando tanto os deputados na Assembleia como autoridades do Executivo. A mídia espontânea também foi acionada com publicação de artigo do presidente nos jornais da capital. Foram três encontros com o presidente da Assembleia e duas reuniões no Executivo: Secretaria do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e na Casa Civil. Além disso, foram visitadas as bancadas dos partidos na Assembleia gaúcha. Em todas as visitas foram apresentados documentos que comprovam a representatividade do setor no Estado do RS, com as respectivas cópias das cartas sindicais e o numero do registro das últimas convenções coletivas de trabalho firmadas pelos sindicatos. O Sindpoa também foi representado no encontro que as Federações Empresariais  tiveram com o Presidente eleito da Assembleia, Alexandre Postal. Foi signatário da carta onde as entidades pedem o fim do piso regional, argumentando que o salário mais alto tira competitividade do Rio Grande do Sul frente a outros Estados e pressiona acordos salariais com demais categorias. Na Casa Civil do Governo, o presidente em exercício do Sindpoa, Ricardo Ritter, acompanhado dos diretores Norton Lenhard, Edemir Simoneti e João Antonio Klee, foram recebidos pela Secretária Adjunta, Mari Perusso e pelo Secretário Marcelo Daneris, do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado – CDES/RS, que ficaram de estudar a reivindicação da categoria. Marcada para ocorrer nesta terça-feira passada, a votação do projeto foi transferida, devendo ocorrer nos próximos dias. O Sindpoa segue atento e pronto para atuar em defesa da categoria.