11/03/13

Força-tarefa irá fiscalizar o andamento das obras de ampliação da pista do Salgado Filho

Foto: Francielle Caetano/CMPA
Uma força-tarefa com representantes da Câmara de  Deputados, da Câmara de Vereadores de Porto Alegre e da Assembleia Legislativa do Estado será montada para fiscalizar o andamento da ampliação da pista do aeroporto Salgado Filho.

A proposta é do vice-presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara Federal, deputado gaúcho Afonso Hamm, apresentada na audiência publica realizada nesta segunda-feira, 11/2, em Porto Alegre, que debateu a modernização do aeroporto.

- Iremos levar os deputados federais, estaduais e vereadores à Infraero para pedir explicações detalhadas sobre o Salgado Filho –  afirmou.

A audiência foi realizada na Câmara de Vereadores da Capital através da proposta da Frente Parlamentar de Defesa do  Turismo (Frentur).

No último balanço das obras do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), o Governo Federal definiu como “preocupante” o andamento das obras do aeroporto.

No encontro, o prefeito municipal José Fortunati garantiu que a  ampliação da pista em 920 metros, para 3,2 km, sairá efetivamente do papel.

- As garantias foram dadas pelo diretor de operações da Infraero durante encontro na semana passada em meu gabinete – ressaltou Fortunati.

O Governo do Estado, através da representante da Secretaria de Turismo, Bianca Toniolo, também deu apoio a ampliação.

Preocupação com os prazos

A capacidade atual do aeroporto é de 13,1 milhões de passageiros ao ano, sendo que, em 2012, utilizou 60% desse total.

Segundo a Infraero, as obras na pista do Salgado Filho iniciam em junho deste ano e devem ter duração de um ano e meio. A explicação para o atraso é a complexidade da obra.

A constante mudança de prazos, no entanto, coloca todos em alerta

A sociedade precisa estar atenta e cobrar os prazos para a ampliação da pista que é fundamental para o turismo do Estado – ressaltou o presidente do Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre, José De Jesus Santos.

Para a senadora Ana Amélia Lemos  o projeto não é apenas voltado para a questão da Copa. por exemplo.

- O projeto da ampliação do Salgado Filho é para a economia do nosso Estado – destacou, durante a audiência.