29/09/13

Formação e qualificação

O Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre (Sindpoa), está  intensificando a sua grade de cursos de formação e qualificação da mão-de-obra para a Copa do Mundo.

Encontrar pessoas que queiram entrar neste mercado de trabalho tem sido uma estratégia permanente da entidade.

- A hotelaria e a gastronomia é sempre demandante de mão-de-obra, mas nunca como agora – ressalta o presidente do Sindpoa, José De Jesus Santos.

Em sua sede, na área histórica da  capital gaúcha, o Sindpoa mantém um Centro de Qualificação Profissional  que recebe empregadores e empregados.

- Pela nossa grade de cursos às vezes somos confundidos com o sindicado dos trabalhadores – afirma De Jesus, mas enfatizando o perfil de representatividade patronal que torna a entidade uma das mais ferrenhas defensoras da sua categoria no Estado.

Próximos Cursos

Com a realização da Copa do Mundo, o portfólio de cursos está sendo otimizado para atender essa demanda crescente.

O encontro “Dicas Turísticas”, por exemplo, realizado em parceria com a prefeitura municipal, é realizado mensalmente.

O objetivo é ampliar o conhecimento dos profissionais do setor sobre as atrações turísticas de Porto Alegre. A próxima edição será realizada no dia 17 de outubro. É gratuito e possui 40 vagas.

Com inicio no dia 8 de setembro, acontece também um treinamento em busca da excelência no atendimento a pessoas com deficiência.

- Até o momento essa iniciativa já formou 90 profissionais. São atitudes que fazem a diferença – destaca De Jesus.

Os participantes que são da área de gastronomia, ao final do curso, ganham a tradução dos cardápios de seu estabelecimento na linguagem braille.

Outra importante capacitação realizada pela entidade é na área de Segurança Alimentar, com foco para na manipulação de alimentos.

O curso é  pré-requisito para emissão de Alvará de Saúde , possui 30 vagas, com início em 4 de novembro e 2 de dezembro em Porto Alegre  e em 14 de outubro e 9 de dezembro em Canoas.

Também estão sendo realizados cursos de inglês básico para gastronomia  e hotelaria, com vocabulário  específico para situações comuns no atendimento desta área.

Em parceria com o governo federal, através do Pronatec, estão em andamento cursos na área de  garçom, sushiman, auxiliar de cozinha, camareira e recepcionista nos meios de hospedagem.

A entidade também dispõe de um banco de currículos disponível aos estabelecimentos, além de um interessante programa de estágio que permite ao aluno iniciante conhecer os serviços na prática.

- Não temos tempo a perder. A Copa do Mundo já está aí – diz o presidente José De Jesus Santos.