08/09/13

Gastronomia como atração

Comida campeira é uma das atrações do acampamento farroupilha
Quem vai ao Acampamento Farroupilha, no centro histórico de Porto Alegre, tem à disposição uma série de atrações, além dos 382 piquetes espalhados pelo Parque Harmonia.

Para a alimentação do visitante, foram disponibilizados 30 estandes, sendo 21 na Praça de Alimentação e os demais espalhados pelo parque.

No local, é possível saborear os tradicionais churrasco e carreteiro gaúchos em duas grandes churrascarias. Miniespetos, a la minuta, xis e pastéis dividem espaço com estandes de doces e uma choperia com petiscos. Também é possível provar pães e cucas em uma padaria e produtos coloniais em um armazém, ambos localizados na Praça de Alimentação.

O típico caldinho de feijão é uma novidade deste ano. Os autênticos bolichos (bares) de campanha também podem ser encontrados em diversos lugares do acampamento. A Feira de Artesanato é outra atração. Com mais de 70 estandes, os visitantes podem adquirir toda a linha do vestuário gaúcho, como botas, pilchas e vestidos, além de casacos de couro com preços bem menores do que os de mercado. Cuias, bombas e toda a linha para churrasco, como espetos e gamelas dividem o espaço com uma loja de móveis típicos, feitos com ferraduras e rodas de carreta e com uma que comercializa pastas e malas. A novidade deste ano, segundo o coordenador da Feira, Silvio Pineda, fica por conta da área de cultura. O espaço abriga uma editora e exposição de pintores e caricaturistas de rua. “Neste ano, também montamos um pequeno palco para apresentações de canto, dança e trova. É uma forma de estimular os artistas sem espaço” conta.