15/09/11

Gastronomia é destaque em evento sobre a Copa

Evento pode fixar a cidade como pólo gastronômico

O Sindpoa participou do 4º Seminário de Gestão para a Gastronomia promovido pelo Sebrae-RS  no dia 16/9. O encontro reuniu toda a cadeia produtiva do setor. Além do Sindicato, participaram associações, entidades de apoio e de fomento. Conforme o técnico do Sebrae/RS, Roger Scherer Klafke, no Brasil o setor ultrapassa a marca de 1 milhão de empresas, sendo 98% de micro e pequeno porte que empregam aproximadamente 6 milhões de pessoas. Em Porto Alegre somam cerca de 4 mil empresas formais. Segundo o técnico os empresários gaúchos devem se conscientizar que a Copa do Mundo vai acontecer e colocará a cidade em evidência. "Porto Alegre tem uma culinária rica e variada com potencial para encantar os moradores e visitantes. O mundial será uma oportunidade para o setor de alimentação mostrar esse potencial e fixar a cidade como um polo da gastronomia", afirmou. Durante o seminário foram apresentadas as tendências para o setor de alimentação no mundo, de acordo com o relatório da Associação Americana de Restaurantes. Segundo o técnico, as pesquisas apontam um crescimento no mercado. "Cada vez mais as pessoas estão se alimentando fora de casa e as empresas podem aproveitar esta tendência lançando produtos e serviços adaptados ao gosto dos consumidores", aponta, destacando ainda que as redes sociais podem ser outro recurso mais utilizado pelo setor para potencializar o faturamento/negócio.