10/02/14

Governo debate segurança na Copa com sindicatos do setor hoteleiro

Sindicatos poderão contribuir para melhorias nos serviços prestados pela Brigada Militar

O Governo do Estado, por meio do Comitê Gestor da Copa 2014 RS (CGCopa) - órgão vinculado à Secretaria do Esporte e do Lazer (SEL) - e da Coordenação de Assessoramento Superior, recebeu, nesta segunda-feira (10), no Palácio Piratini, representantes de sindicatos ligados ao setor de hotelaria do Rio Grande do Sul para debater ações de segurança. A pauta não visa somente à Copa 2014, mas também aos investimentos no setor que serão usufruídos pela sociedade após o megaevento

O encontro reuniu o presidente do Sindicato de Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre (Sindpoa), Henry Chmelnitsky, e o vice-presidente do Sindicato de Hoteis de Porto Alegre (Shpoa), André Luiz Grazziotin Chaves Barcellos, o coordenador de Segurança do CGCopa, coronel Kleber Senisse, entre outros servidores e representantes do setor.

A reunião integra o movimento de aproximar o setor público da sociedade civil organizada, buscando identificar áreas em que os sindicatos possam se unir ao Governo do Estado para que serviços qualificados sejam oferecidos durante e após a Copa. No primeiro encontro, em 30 de janeiro, foi abordada a área cultural.

Na segurança, uma das possibilidades é a contribuição dos sindicatos para melhorias nos serviços prestados pela Brigada Militar. "Vamos estudar o tema e viabilizar uma parceria que tenha longevidade", afirmou Senisse.

Um trabalho conjunto duradouro também é o objetivo dos sindicatos. "Não queremos tratar a segurança como um assunto restrito à Copa. Queremos que o Mundial seja uma oportunidade e que esse movimento de união com o Governo do Estado não se esgote com o final do evento", afirmou Henry Chmelnitsky. Uma nova reunião, marcada para a próxima quinta-feira (13), às 9h30, no Sindpoa, dará prosseguimento ao debate.