22/12/08

Guardas habilitados para prestar informações turísticas

As secretarias municipais de Turismo (SMTUR) e de Direitos Humanos e Segurança Urbana (SMDHSU), junto com o Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre (SindPoa), entregaram dia 23 de dezembro de 2008, os certificados de participação no programa Encontros Técnicos: Dicas Turísticas de Porto Alegre a cerca de 60 integrantes da Guarda Municipal. A cerimônia ocorreu às 10h, na sede da SMTUR (Travessa do Carmo, 84 – Bairro Cidade Baixa), com a presença do prefeito José Fogaça, dos secretários de Turismo, Luiz Fernando Moraes, e de Direitos Humanos e Segurança Urbana, Marco Antônio Seadi, e do presidente do SindPoa, Daniel Antoniolli.

Neste ano, foram realizados cinco encontros de capacitação e de qualificação dos agentes da Guarda Municipal para que possam atender turistas e a população em geral com informações sobre os atrativos turísticos, alternativas de lazer e de serviços da Capital. As aulas ocorreram na SMTUR e na Academia da Guarda Municipal. Além das palestras, a cargo da equipe do Serviço de Atenção ao Turista (SAT), os participantes do programa realizaram passeios técnicos no city tour Linha Turismo ou, em caso de chuva, a outro atrativo como o Museu de Tecnologia da PUCRS e a Fundação Iberê Camargo, importantes atrativos turísticos da cidade.

Metodologia - O curso para a Guarda Municipal ocorre desde setembro e é uma parceria entre a SMTUR e a SMDHSU com o SindPoa. A metodologia segue à aplicada no programa “Dicas Turísticas para Hotelaria e Gastronomia”, oferecido desde 2007 a profissionais que trabalham na linha de frente do atendimento ao público em hotéis e restaurantes.

A iniciativa de estender o programa à Guarda Municipal levou em conta o fato de a corporação já ser uma referência para as pessoas não só em segurança, mas também em informações sobre a cidade. A intenção do programa é ampliar a qualificação dos 614 guardas do município, capacitando-os também a prestar informações sobre aspectos históricos do patrimônio cultural e natural, além de dicas de locais e atrativos turísticos. A previsão é de concluir a qualificação em cerca de 14 meses, com a realização de um encontro por mês.