26/03/14

Henry Chmelnitsky assume o SINDPOA e ressalta a falta de vontade política para questões estratégicas do setor

Fotos: Edu Andrade
Cerimônia de posse ocorreu na noite da última quarta-feira, 26/03, no Hotel Plaza São Rafael. O prefeito da Capital, José Fortunati, entre outras autoridades, prestigiou o evento.

O Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre (SINDPOA) tem um novo presidente. Henry Chmelnitsky assumiu oficialmente a entidade defendendo que é preciso mais vontade política para que questões importantes para o setor, como o estímulo ao turismo e à formação de mão de obra qualificada, avancem. “Necessário se faz que Porto Alegre receba imediatamente um Centro de Convenções moderno e que pense os próximos quinze anos, pois ele fará a nossa economia girar noutra velocidade. Vontade política é o que falta”, destacou no discurso de posse, em cerimônia realizada na noite da última quarta-feira, 26/03. Para ele, o Estado e o Município precisam se unir para que as barreiras sejam vencidas e os prazos cumpridos.

Henry argumentou ainda que o setor, que é responsável por mais de 100 mil empregos diretos e indiretos, merece mais atenção. “No campo político continuaremos a lutar pelo justo, pela correção e coerência e combateremos fortemente a burocracia que gera dificuldades para vender facilidades”.

No evento prestigiado pelo prefeito José Fortunati, entre autoridades políticas e representantes de entidades, Chmelnitsky falou também das conquistas alcançadas nos primeiros meses de gestão, como os convênios firmamos com o Governo Estadual. Um na área da segurança em que o SINDPOA, dentro da sua visão de ser pró-ativo, doará 39 bicicletas acrescidas de um valor anual para manutenção, uniformes e elementos de proteção para patrulha ostensiva e preventiva em alguns bairros da cidade. Outro na área do turismo, onde o SINDPOA dividirá com o Governo do Estado três centros de apoio ao turista. “Esperamos que estes exemplos despertem em outras entidades o desejo de se associar a este tipo de iniciativa”. No âmbito municipal foram assinados três decretos decisivos para a categoria, entre eles um mecanismo que agiliza a vistoria dos bombeiros e que traz ao empresário segurança em investir, desde que o mesmo cumpra com procedimentos básicos. “Desde o primeiro dia esta diretoria recebeu apoio incondicional dos governos estadual e municipal. Somos profundamente gratos a este fato, pois ele gerou a oportunidade de rapidamente enfrentar e superar barreiras antes difíceis de serem superadas”, ressaltou.

O presidente do SINDPOA frisou ainda que a realização da Copa do Mundo em Porto Alegre é uma oportunidade única, que gera a oportunidade do legado. “Vamos aproveitar este momento para promover a melhoria dos serviços via qualificação e capacitação de nossa mão de obra e a expansão do turismo”, argumentou Chmelnitsky.

O presidente do SHPOA, Carlos Henrique Schmidt, destacou os avanços obtidos e antecipou que entidade tem planos audaciosos em relação a projetos sociais.
Fortunati adiantou que a relação entre sindicato e prefeitura será aperfeiçoada pelo bem das entidades, mas principalmente dos trabalhadores.. “A prefeitura quer ser parceira porque ao final ganha o cidadão”. O prefeito destacou ainda a relação pessoal e institucional com o Henry e saudou a visão aberta e empreendedora do novo representante do SINPOA.