04/12/08

Hotelaria propõe ativação do Fundo Municipal de Turismo

Reunião com o Secretário Municipal da Fazenda, Cristiano Tatsch.
Criado por Lei no governo anterior ainda não saiu do papel

O presidente do Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre, Daniel Antoniolli, acompanhado do presidente do Convention Bureau, Ricardo Ritter e representantes do trade turístico do Rio Grande do Sul, estiveram reunidos nesta quarta-feira com o Secretário Municipal da Fazenda, Cristiano Tatsch. Na pauta do encontro, ocorrido na Secretaria, uma proposta para a definitiva implementação do Fundo Municipal para o Turismo, criado por Lei na administração anterior e que ainda não foi colocado em prática.

Em uma das alternativas apresentadas, a Prefeitura Municipal destinaria um percentual do ISSQN que recai sobre a hotelaria do município para o Fundo que seria destinado especificamente para a cidade ampliar os investimentos necessários ao desenvolvimento da indústria turística da cidade.  Para o Presidente do Sindpoa, só falta o aporte financeiro para Porto Alegre se transformar num centro turístico internacional, tendo como estratégia básica a atração de congressos e eventos, com benefícios a toda a comunidade.

Segundo a proposta, a Prefeitura Municipal terá um retorno do investimento multiplicado diretamente, pelo incremento da receita do ISSQN e do repasse do ICMS decorrente dos gastos dos turistas na cidade e ainda a  criação de milhares de postos de trabalho e emprego.

- “ Temos condições de infra-estrutura, localização e um Plano Estratégico para o Turismo, só falta o aporte financeiro para satisfazer plenamente a vocação turística da nossa cidade e a implementação do fundo é um bom começo”, explicou Daniel Antoniolli ...

Ainda em agosto, durante audiência com o Prefeito José Fogaça, representantes do setor de turismo da capital já tinham levado um pedido para que no orçamento da prefeitura em 2009  o turismo fosse  contemplando com as verbas necessárias e compatíveis com o potencial de desenvolvimento que a atividade possui. Entre os argumentos apresentados ao Prefeito, naquela ocasião, constavam os estudos realizados pelo trade que estabelecem a possibilidade de atração média mensal de mais de 10 mil congressistas, já para 2010, com uma injeção anual de mais de R$ 150 milhões anuais na economia da cidade caso o orçamento para o turismo fosse adequado conforme necessário. O Secretário viu com interesse a proposta e pediu planos mais detalhados para estudar o assunto.