26/04/10

III Encontro de Avaliadores FNHRBS/SEGS aconteceu no Rio de Janeiro

Maria Isabel (Superintendente) e Rosecler Heineck (Gerente Administrativo) participaram do Encontro de Avaliadores.

Segundo o artigo 511 da CLT, uma entidade sindical é a "associação permanente dos que exercem a mesma ativida de econômica e/ou profissional, devendo ter liberdade em relação ao Estado, com poder de auto organizar-se e fixar regras, na defesa dos interesses de classe".

Durante os dias 19 e 20, a Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (FNHRBS) recebeu, na cidade do Rio de Janeiro, representantes dos sindicatos da entidade para um treinamento em Sistema de Excelência em Gestão Sindical (SEGS).

O SEGS é um programa que incentiva o desenvolvimento da excelência em gestão das Federações e Sindicatos filiados ao Sicomercio, por meio dos critérios baseados no Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ).

Os objetivos desse treinamento são : a ampliação do entendimento sobre o Sistema Sindical; a criação de um sistema de medição com Indicadores e Resultados ;  e a promoção da troca de experiências nas práticas de gestão entre as entidades.

Participaram os Sindicatos de Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Espírito Santo (ES), Mato Grosso do Sul (MS), Caldas Novas e Rio Quente (GO), Uruguaiana (RS), Curitiba (PR), Campina Grande (PB), Mato Grosso (MT), Pernambuco (PE), Maranhão (MA), Foz do Iguaçu (PR), Feira de Santana (BA), Caxambu (MG), Salvador (BA), Brasília (DF), Fortaleza (CE) e Alagoas (AL) e os colaboradores da FNHRBS. Vale ressaltar a presença dos presidentes dos Sindicatos de Mato Grosso do Sul, Gilberto Pettinari, de Feira de Santana, Getulio Andrade e de Caxambu, Amaro Gadben.

Os participantes trabalharam juntos em Oficinas sobre a Identificação e satisfação das necessidades dos clientes; Monitoramento da representação; Tratamento de reclamações; Pesquisa do perfil do associado; Cadastro e registro de associados; Planilha para registro e monitoramento da representação.

A FNHRBS premiou com o "Destaque Sindical SEGS - Ciclo 2009", a superintendente e avaliadora do SEGS, Maria Mary Oliveira Silva, do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Maranhão.  A placa de homenagem foi entregue pelas mãos do vice-presidente da FNHRBS, Alexandre Sampaio de Abreu.

O presidente do SHRBS-MA, Paulo Coelho, veio especialmente para a ocasião, e enalteceu o trabalho que a FNHRBS vem executando em prol dos seus sindicatos.

O III Encontro de Avaliadores FNHRBS / SEGS contou com a palestra da Central de Reservas, um produto da FNHRBS em parceria com o Instituto Marca Brasil, Ministério do Turismo, Mozart Sistemas.

Os participantes também tomaram conhecimento sobre a implementação do novo Porta l da FNHRBS e opinaram sobre o que tipo de serviços achariam interessantes no site, tornando-o uma referencia no setor de hospedagem e alimentação. A empresa Palavra Chave, agencia especializada em marketing e comunicação online, será a responsável pela elaboração desse Portal.

O evento aconteceu no Scorial Rio Hotel.

(Texto e fotos Marcia Tuna / Ass. Imprensa FNHRBS)