27/06/13

Manifestações preocupam o setor no Estado - Diminuição da clientela e depredações na pauta

Os presidentes dos 13 sindicatos da hotelaria e gastronomia do Rio Grande do Sul, preocupados com a onda de violência nas manifestações que ocorrem no Estado, se reuniram para tratar do assunto.

Foi na quinta-feira, após almoço com o presidente da Assembleia e deputados estaduais na sede do Sindpoa. Além das depredações o setor sofre com a diminuição do movimento.

- No vale dos sinos a frequência nos restaurantes diminuiu cerca de  80% nas última semanas - disse Cesar Augusto Correa, presidente do Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Novo Hamburgo.

Para o presidente do Sindicato de Porto Alegre, José De Jesus Santos, o único pedido, agora, é de paz.

A cidade baixa, reduto da cultura, da boemia e da gastronomia da cidade, virou uma praça de guerra. A nossa principal reivindicação é paz para nós e para os moradores  - afirmou José De Jesus Santos.

Participaram da reunião os Presidentes dos Sindicatos de Porto Alegre, Caxias do Sul, Erechim, Garibaldi,  Gramado, Canela, Litoral Norte,  Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana.

Carta ao governador

Também foi informado aos presentes as tratativas, junto ao governo do Estado, no sentido de que haja mais ação da segurança pública em defesa das pessoas e do patrimônio.

- No primeiro levantamento foram constatados mais de R$ 2 milhões de prejuízos sofridos pelo comércio da capital – relatou o presidente José De Jesus.

Em reunião com Entidades de todos os segmentos do varejo ocorrida na sede do Sindilojas em Porto Alegre, com a participação do Sindpoa, foram analisadas as alternativas para minimizar os impactos negativos que o comércio vem sofrendo com os atos de vandalismo ocorridos nos últimos dias.

A reunião enfatizou a união das Entidades em favor de movimentos que objetivam melhores condições no País. As causas que vem sendo discutidas por todo o Brasil são temas já defendidos pelas instituições reunidas. A partir destas conclusões, um documento redigido em conjunto pelas Entidades e foi entregue ao governador Tarso Genro. Os representantes das Entidades continuarão em contato nos próximos dias para que as decisões sejam efetivadas. Entidades presentes na reunião: Fecomércio/RS, Sincodiv, FCDL/RS, Sindpoa, Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos no Estado do Rio Grande do Sul, Sindirepa-RS, Sicopeças, Secovi, Agas e Sindióptica RS.