21/01/13

Mobilização em defesa do Salgado Filho

Foto Luciano Lanes/PMPA

Entidades e a prefeitura querem  a manutenção do aeroporto na capital.

O prefeito em exercício, Sebastião Melo, recebeu nesta segunda-feira, 21/1 representantes do setor de Gastronomia e Hotelaria da Capital Gaúcha. Melo ouviu dos empresários o posicionamento do setor contra o estudo encomendado pela Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado (Fiergs) e a Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado (Fecomércio-RS)

O estudo prevê a construção de um novo aeroporto na Região Metropolitana e o fechamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho. Para o presidente do Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre, Jose De Jesus Santos, “a premissa para a construção de qualquer novo aeroporto, seja na região metropolitana ou na serra, deve ser a manutenção do aeroporto da capital, “ disse. Presente no encontro, o coordenador da frente parlamentar de Turismo da Câmara de Vereadores, João Carlos Nedel, irá mobilizar a Câmara neste sentido.

O prefeito em exercício disse que vai analisar, com o prefeito José Fortunati, quais medidas serão tomadas pela Prefeitura de Porto Alegre em relação às conclusões do estudo. “Porto Alegre não vai abrir mão de seu aeroporto. Nós avançamos muito e não vamos recuar naquilo que já conquistamos, que é a instalação de novos equipamentos e ampliação da pista” garantiu Sebastião Melo.

Também participaram da reunião os representantes do Sindicato de Hotéis de Porto Alegre, da Associação Brasileira de Hotelaria, da Associação Brasileira de Agências de Viagens, do Convention & Visitors Bureau de Porto Alegre e os vereadores João Carlos Nedel, que preside a Frente Parlamentar em defesa do Turismo, Any Ortiz, o secretário municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Urbano Schmitt, e o secretário adjunto do Turismo, Pablo Mendes Ribeiro.