02/02/12

Mobilização pela exclusão de projeto

Foto: Eduardo Quadros | Agência ALRS

Diretoria esteve novamente reunida com o presidente da Assembleia

O Sindicato continua mobilizado com o objetivo de alterar o projeto do Governo do Estado, enviado para a Assembleia Legislativa em dezembro, que incluiu a categoria nas faixas salariais do piso regional. Depois de ter sido recebido pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adão Villaverde, no dia 4/1, e realizada reunião na Secretaria do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, a diretoria do Sindpoa voltou a se reunir com o chefe do Legislativo nesta segunda-feira, 30/1.
Durante a reunião, o parlamentar fez alguns telefonemas para representantes da Casa Civil e do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e garantiu que ainda nessa semana serão realizadas mais reuniões com os representantes da categoria. O Deputado Adão Villaverde explicou, na ocasião, que para que seja encaminhada uma emenda ao projeto, é necessário que articulem com o líder do governo da Assembleia ou então com algum deputado da base aliada.
De acordo com a legislação, o piso regional foi criado com o objetivo que proteger aqueles empregados que não possuem sindicatos organizados, por isso, segundo o Sindpoa, os trabalhadores da gastronomia, hotelaria e similares, têm a proteção da entidade. “Nós entendemos que a inclusão é inconstitucional, inclusive porque cerceia a livre negociação entre empregadores e empregados, que desde 1942 viemos negociando e chegando a um bom denominador", explicou o presidente do Sindpoa, José De Jesus Santos.  O dirigente da entidade ressalta que a inclusão dos colaboradores ligados ao seu sindicato não está no conceito inicial do piso regional, por isso, o desejo da entidade é a exclusão do setor do projeto original.