10/09/14

Modelo de Polo Gastronômico para a Cidade Baixa é Apresentado no SINDPOA

Seminário realizado nesta quarta-feira reuniu empresários da região, o prefeito da Capital, José Fortunati e outras autoridades, além de palestrantes do SEBRAE/RJ e da prefeitura do Rio. Case de sucesso na capital carioca poderá ser implementado em Porto Alegre.

Um projeto que pode modernizar e movimentar ainda mais o bairro Cidade Baixa foi discutido na tarde desta quarta-feira, 10/09, no Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre (SINDPOA). Durante o seminário de Oficialização do Polo Gastronômico da Cidade Baixa, o case de sucesso do Rio de Janeiro foi apresentado a empresários da Capital gaúcha e autoridades dos poderes Executivo e Legislativo de Porto Alegre.
"Sabemos que a Cidade Baixa acabou, ao longo do tempo, congregando bares e casas de entretenimento, o que exigiu da prefeitura a interferência para estabelecer regras de convivência entre empresários e moradores da região. Mas o tempo mostrou que o bairro exigia uma atenção especial e surgiu o movimento “Cidade Baixa em Alta”. Sabemos que há muito a avançar, por isso a implantação do Polo Gastronômico, Cultural e de Entretenimento se mostra estratégica para a cidade". O prefeito destacou ainda que o modelo carioca será uma grande referência para Porto Alegre.
O presidente da Associação dos Bares, Restaurantes e Similares da Cidade Baixa (ABRESCIBA), Moacir Biasibetti adiantou que a ideia da implantação do Polo na Cidade Baixa visa aproximar o poder público dos empresários locais na busca por melhorias para a região, especialmente em relação a iluminação, segurança e pavimentação. "O próximo passo é entregar ao Executivo uma minuta de decreto para dar início a implementação do projeto Polo Gastronômico, Cultural e de Entretenimento", contou Biasibetti. Atualmente cerca de 200 estabelecimentos do segmento estão instalados no bairro.
“A categoria está mobilizada para dar esse salto de excelência e o projeto certamente representaria uma evolução importante para o Turismo da cidade. A organização da Cidade Baixa para ser um polo é natural, visto o bom desempenho durante a Copa, por exemplo”, destacou o presidente em exercício do SINDPOA, João Antonio Klee. Ele explicou que a intenção do seminário foi sensibilizar o poder público municipal para a execução do projeto.

MODELO CARIOCA
Atualmente existem 25 polos comerciais, gastronômicos, culturais e turísticos no Rio de Janeiro, provenientes de um projeto iniciado há 10 anos. Conforme Louise Nogueira, gestora estadual dos projetos de bares e restaurantes do Sebrae/RJ, a metodologia utilizada está focada no associativismo, na responsabilidade socioambiental, na capacitação contínua e na promoção de eventos e ações de fomento ao turismo.
“Nosso trabalho hoje é fortalecer os polos que estão em pleno desenvolvimento e auxiliar aqueles que, em alguns momentos, encontram dificuldades e registram diminuição no fluxo de circulação de consumidores”, explicou Louise.
José Augusto da Costa e Silva, diretor de Polos e APL’s da Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico e Solidário da cidade do Rio de Janeiro argumentou que entre as características fundamentais para o sucesso na implementação dos polos estão a articulação de entidades de fomento com o poder público municipal, a integração e interação entre os próprios empresários envolvidos e a atuação harmônica com a população da região.
Participaram do evento o vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, o secretário Municipal do Turismo, Luiz Fernando Marais, o secretário da Produção, Indústria e Comércio da Capital, Humberto Goulart, o secretário municipal da Juventude de Porto Alegre, Luizinho Martins  e os vereadores Idenir Cecchin e Mauro Pinheiro, entre outras autoridades.