19/03/09

Novo presidente quer ampliar visibilidade

Nova Diretoria do SINDPOA

No do dia 16 de março tomou posse na presidência do Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre (Sindpoa) o empresário Cacildo Vivian. Proveniente do setor de Gastronomia, Vivian  substituiu Daniel Antoniolli que desde 2006 vinha presidindo a entidade, fundada em outubro de 1942 como o Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes da cidade. Cacildo integrava a diretoria de Antoniolli e, mesmo antecipando uma gestão alinhada com os princípios da anterior, onde a defesa da categoria, o planejamento turístico da cidade e a qualificação foram prioridades, irá enfrentar um desafio a mais: aumentar o grau de visibilidade das ações do sindicato junto a categoria que representa. “O setor, em sua totalidade, deve ter a percepção de que o Sindicato, com toda a sua gama de serviços, lhe pertence”, defende Cacildo.

Para o empresário, esse é um sentimento estratégico importante para quem pretende ampliar o seu mercado. “ Ficar atento aos serviços do Sindicato talvez seja a diferença entre a vida e a morte empresarial numa área altamente competitiva e formada na sua maioria por micro e pequenas empresas” disse.

Para atingir a sua meta o dirigente irá ampliar os canais de comunicação com a categoria levando uma mensagem que acredita imprescindível: “ O setor é  grande  no número de estabelecimentos, no volume de arrecadação de impostos e nos serviços que presta a sociedade No entanto, irá transformar essa realidade em efetivo crescimento  político e econômico, apenas se estiver unido em torno de sua entidade de classe, onde o potencial vira resultados palpáveis”, disse.

A solenidade de posse aconteceu na sede do Sindpoa e contou com a presença do vice-governador do Rio Grande do Sul, Paulo Afonso Feijó, que em seu pronunciamento, muito aplaudido, se colocou à disposição para continuar ajudando o setor. “ Espero poder continuar, nesta gestão que inicia, igualmente próximo a diretoria do Sindpoa ”, disse. Na ocasião, Também falou o Secretário Municipal de Turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando Moraes, que lembrou o sucesso das parcerias levadas a efeito pelo Sindpoa e a Prefeitura Municipal durante a gestão passada, além de ressaltar a importância que o Executivo Municipal tem dado ao turismo. “A criação de uma Secretaria Municipal específica para o setor dá a dimensão exata da importância que o prefeito José Fogaça dedica ao turismo”, afirmou Moraes.

Pelo setor empresarial falou o presidente da Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares  e Similares, Norton Lenhard, que deu posse oficial a nova diretoria do Sindpoa e o ex-presidente Daniel Antoniolli que fez uma rápida retrospectiva de sua gestão. Destacou a elaboração do Planejamento Estratégico do Turismo de Porto Alegre e o fortalecimento da entidade através da união da categoria em vários enfrentamentos ocorridos durante a sua gestão. “ Nunca precisamos nos unir tanto em torno da entidade para enfrentarmos os inúmeros embates que o destino curiosamente nos colocaria pela frente”, afirmou. Entre eles, citou a proibição da cobrança da consumação; proibição do fumo; a ameaça de implantação de uma lei seca estadual; a proibição da venda de bebidas ao longo das rodovias federais e a Lei Seca ou lei de tolerância zero, por exemplo.

- “Como se todas estas e outras turbulências não bastassem, tivemos o verdadeiro tsunami decorrente da extinção do Simples Gaúcho, que devido às características de nossas operações, atingiu o setor com um descomunal aumento de 300% no ICMS”, lembrou Antoniolli.

Também estiverem presentes ao ato, representantes de entidades empresariais parceiras, de âmbito estadual e municipal e inúmeros vereadores da cidade, de vários partidos políticos,  comprovando o alto nível existente entre a categoria e o legislativo municipal, apesar do embate permanente de idéias.

Veja aqui a Nominata da nova Diretoria do SINDPOA