05/11/12

Novo Sistema Nacional de Registro de Hóspedes

Conforme estabelecido pelas Portarias 177/2011 e 216/2012, entrou em vigor  no dia 1º de novembro de 2012, nas seis cidades-sede da Copa das Confederações FIFA 2013, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, o novo Sistema Nacional de Registro de Hóspedes – SNRHos.
As informações sobre como utilizar o sistema e download de manuais para utilização estão no site www.hospedagem.turismo.gov.br.

Os estabelecimentos de hospedagem têm um prazo de 60 dias para se adaptar ao novo sistema. Durante este período, os meios de hospedagem deverão  realizar o registro da Ficha Nacional de Registro de Hóspede (FNRH) diretamente no sistema on-line do Ministério do Turismo; ou efetuar o envio do lote contendo todas as FNRH realizadas no intervalo de tempo em que seu sistema não esteja integrado ao do Ministério do Turismo.
Entendendo que o período de adequação ao SNRHos é uma fase sensível, o Ministério do Turismo não vai penalizar os estabelecimentos que não conseguirem encaminhar as FNRHs em virtude de eventuais dificuldades encontradas no processo de integração.

A FBHA orienta, porém, que as empresas se adequem ao sistema com a maior antecedência possível. As próximas cidades a adotar o sistema são: 1º de março de 2013 para as demais cidades-sede da Copa do Mundo FIFA 2014 - 1º de julho de 2013 para os demais municípios do país.