07/04/13

Novos hotéis derrubam ocupação - Crescimento de hóspedes não acompanha o ritmo de lançamentos

(texto – Erik Farina – ZH)
Com projetos que somam cerca de 2,5 mil quartos e 5,3 mil leitos, o setor hoteleiro de Porto Alegre pode ver a ocupação cair de 58,7% para 46,7% até 2016. Um estudo inédito do Sindicato da Hotelaria da Capital mostra que a ampliação do número de leitos não deve ter correspondência na demanda.

O levantamento reforça um cenário que preocupa os hoteleiros e empreendedores. De olho na Copa de 2014, que abre a perspectiva de mais turistas conhecerem a cidade e retornarem nos anos seguintes, 15 novos hotéis serão erguidos até 2016. Outros dois foram inaugurados nos últimos meses. Com a oferta, o número atual de 7 mil quartos em aproximadamente cem hotéis crescerá 36%.

– Mesmo em um cenário otimista, a ocupação média irá cair nos próximos anos – explica Daniel Antoniolli, presidente do sindicato.

Caso a projeção se confirme, as consequências devem ser semelhantes às de 2003, quando houve uma forte expansão de hotéis na cidade. Muitos empreendimentos levarão mais tempo para pagar o investimento, e haverá uma onda de aquisições. Hotéis de marcas menos conhecidas terão de derrubar as tarifas para se manter.

– Apenas as redes mais fortes irão seguir no mercado – prevê Eduardo Machado, gerente de marketing da Master Hotéis, que inaugurou há pouco o Cosmopolitan, no bairro Floresta, e tem outros três projetos na cidade.

Machado admite que a possível superoferta preocupa a empresa, braço hoteleiro do Grupo Isdra. O Cosmopolitan pretendia manter taxa de ocupação acima de 60% desde a inauguração, mas nos últimos dois meses não conseguiu passar de 45%.

– Se o cenário continuar desse jeito, vamos rever nosso planos para outros hotéis – projeta Machado.

O modelo financeiro que protege de risco construtoras e administradoras de hotéis pode explicar o rumo do setor, conforme Antoniolli. Nos últimos anos, tornaram-se comuns os condo-hotéis: a construtora vende os quartos a investidores e deixa a administração com um grupo hoteleiro.

Com dinheiro disponível e mais segurança para quem constrói, os projetos vão surgindo. Com essa lógica, estão sendo erguidos na cidade novos hotéis das bandeiras Ibis e Intercity.

veja mais...

Porto Alegre terá 5,3 mil novos leitos de hotéis até 2016 - G1 Rio Grande do Sul - Jornal do Almoço