16/09/13

Ocupação Hoteleira em Agosto

A taxa de ocupação da rede hoteleira de Porto Alegre deu uma reagida no mês de agosto. Foi de  61,73%  contra 55,31% verificada em julho.

Em relação a agosto do ano passado, no entanto, teve uma queda de 9,70%.

Com isto, o principal indicador do setor, que é a Taxa de Ocupação Anual, coma base nos desempenhos mensais, continua em queda já chegando aos 53,86%.

- Desde agosto do ano passado essa queda já está acumulada em 11,56%  – ressalta Daniel Antoniolli,  Presidente do Sindicato dos Hotéis da Capital (SHPOA).

Essa projeção poderá se manter  até a Copa do Mundo.
A 5ª Edição do “Placar da Hotelaria”, publicado pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, projeta uma baixa taxa média de ocupação na rede de hotéis em Porto Alegre no período da copa.
O cálculo é feito a partir da oferta prevista das unidades habitacionais (hotéis em construção) e a estimativa da demanda no período.

O indicador projeta uma ocupação média de 53% para Porto Alegre no período, enquanto capitais como São Paulo (81%), Rio de Janeiro (88%) e Curitiba (73%), estão em posições confortáveis.

Outros dados da publicação que inquietam o setor são as informações sobre o desempenho dos hotéis nas Copas da Alemanha e África do Sul.

A análise mostra que os hóspedes regulares tendem a evitar as cidades-sede no período dos jogos.

- É o caso de Porto Alegre, tipicamente voltado para o turismo de negócios e eventos – diz Antoniolli.

A esperança da reversão do quadro está depositada no sorteio que acontecerá no final deste ano, no qual serão definidas as seleções que jogarão na capital.

- Se tivermos a sorte de termos aqui seleções de países europeus com tradição no futebol ou  mesmo as seleções da Argentina e o Uruguai, as expectativas podem melhorar – completa o Presidente do SHPOA.