21/12/14

Pesquisa sobre a Hotelaria de Porto Alegre é apresentada no Sindpoa

Foto: Priscila Rodrigues - SETUR/RS

Foi apresentada na manhã desta sexta-feira (19), a Pesquisa de Percepção de Qualidade em Serviços e Perfil do Hópede na Hotelaria de Porto Alegre. A reunião foi realizada no  auditório do Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre (Sindpoa), na capital.

A pesquisa realizada por alunos do curso de Estatística da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) é fruto de uma parceria entre a Instituição, o Observatório de Turismo do RS da Secretaria do Turismo (Setur-RS) e o Sindpoa. Os resultados apontaram algumas características interessantes, entre elas como o público que se hospeda na cidade e seu grau de satisfação com os serviços ofertados na hotelaria, dado que serve como base para a gestão dos empreendimentos, bem como o direcionamento de políticas públicas para atender à demanda.

O estudo aponta que 2/3 dos hóspedes têm como motivação da viagem trabalho, e quem paga a estadia são as empresas. Os hóspedes que viajam sozinhos representam 47%, enquanto os que viajam acompanhados são 53%, sendo que desses, mais da metade está acompanhada por colegas de trabalho. Além do turista que vem a trabalho, há também os que visitam a Capital por turismo, que segundo a pesquisa é um público com mais de 60 anos, com renda entre R$ 2.172,01 e R$ 5.792,00 e ensino superior completo.  Outra dado apresentado é de que 54% dos entrevistados ficam hospedados de um a três dias, em média. Além disso, a análise verificou que a qualidade dos serviços ofertados no apartamento (unidade habitacional) possui alta correlação com a satisfação geral, ao contrário da fachada do prédio, que não foi considerada importante pelos usuários.

No encerramento do evento de apresentação dos resultados, a geógrafa do Observatório de Turismo do RS, Luciana Mieres, apresentou dados sobre Emprego formal na hotelaria de Porto Alegre, fazendo uma comparação entre os anos de 2012 e 2013, com base na  relação anual de informações sociais (RAIS). O destaque ficou por conta da hotelaria que aumentou o número de empregados em 6,6% e a remuneração média em 37%. Além disso, a metade dos trabalhadores contam com o ensino médio completo e estão na faixa etária entre 30 e 39 anos.

Participaram da atividade a coordenadora do Observatório de Turismo do RS e servidora da Setur-RS, Márcia Merllo, o Vice-Presidente do Sindpoa, André Chaves Barcelos, o Diretor Institucional da Rede Plaza Hotéis e presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Sul (ABIH-RS), Abdon Barretto Filho,representando o presidente do Sindpoa, Carlos Henrique Schmidt, Juliane Noschang, da Secretaria Municipal de Turismo de Porto Alegre, a coordenadora da pesquisa e Professora da Disciplina de Pesquisa e Análise de Mercado e Diretora em exercício do Instituto de Matemática da UFRG, Dra.Liane Werner, além de alunos da UFRGS e equipe da Setur.