12/02/12

Piso Regional - Governo estuda argumentos da categoria

Secretários de Estado receberam representantes do setor

O presidente em exercício do Sindpoa, Ricardo Ritter, acompanhado dos diretores Norton Lenhard, Edemir Simoneti e João Antonio Klee, foram recebidos nesta sexta-feira, 10/2, na Casa Civil do Governo do Estado. Os dirigentes, que também representaram as demais entidades sindicais patronais do setor de hotelaria e gastronomia do Estado e a  Federação Nacional da Alimentação e Hospedagem, foram recebidos pela secretária adjunta  da Casa Civil, Mari Perusso  e pelo Secretário Marcelo Daneris, do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado – CDES/RS.  Na pauta do encontro o pedido de  exclusão da  categoria de hotéis, bares e restaurantes do projeto de lei do piso regional, enviado pelo governo do estado, em dezembro passado, para a Assembleia e que deverá ser apreciado ainda neste mês. A justificativa é a própria Lei do Piso. “ Ela é bem clara e tem como objetivo fixar um salário aos empregados que não possuem piso salarial definido em lei, acordo ou convenção coletiva o que não é o nosso caso, ao contrário”, afirmou Ricardo Ritter. A categoria  é tradicionalmente representada por entidades sindicais fortes tanto patronais como de trabalhadores, que abrangem todo o Estado, como o próprio Sindpoa que  representa a categoria empresarial há 70 anos. “A interferência do governo neste processo serve para desestimular a iniciativa de empresários e trabalhadores ao diálogo e a livre negociação,  que sempre foram muito transparentes e produtivas neste segmento”, declarou Ritter na reunião. O Secretário Daneris, responsável pela discussão do piso no âmbito do governo, através da  Câmara Temática específica do Conselhão, disse que o governo iria estudar os argumentos apresentados  e convidou o setor a fazer parte da Câmara Temática que, a partir de março, voltará a debater temas referentes ao Piso Regional.