16/12/07

Pólo Gastronômico apresenta resultados

Lançado em outubro, o projeto do primeiro Pólo Gastronômico de Porto Alegre finaliza o ano com a adesão de 42 empresas. O objetivo da iniciativa é promover ações conjuntas entre os empresários do setor com as demais empresas e entidades representativas desta cadeia produtiva, buscando profissionalizar a gestão, qualificar e diversificar os serviços e aumentar a rentabilidade das empresas. As ações começaram com a realização de um diagnóstico da situação gerencial de cada empresa aplicado por consultoria especializada do Sebrae/RS como também uma avaliação com visão comercial  entre as empresas participantes para aferir o grau de qualidade em itens como acesso local, visual externo, conforto, cardápio, preços, decoração, atmosfera, serviço de garçom, maitre, etc. de cada uma das empresas. Esse trabalho foi feito utilizando-se a técnica de um Turista Avaliador Oculto (T.A.O), em parceria com o Curso de Turismo da PUC. “ A idéia é estabelecer pontos fortes e fracos no sentido de oferecer alternativas para melhoria dos serviços”, afirmou o Presidente do Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre (SindPOA) e do Comitê de Qualidade para o Turismo do PGQP, Daniel Antoniolli.

As empresas diagnosticadas são todas de Porto Alegre, possuem tempo médio de mercado de 13 anos, empregam em média 26 colaboradores. Os pontos fortes do grupo são as áreas de finanças, produção e comunicação. Em relação aos pontos que precisam melhorar estão a necessidade de indicadores de qualidade e produtividade para o gerenciamento do negócio (Qualidade), planejamento e comercialização. “A maioria das empresas não trabalha com metas individuais e globais de vendas e não treina sistematicamente os seus atendentes através de encontros, por exemplo”, afirma o Gestor de Projetos do Sebrae/RS Roger Klafke. O professor dos Cursos de Bacharelados em Hotelaria e o Turismo da PUC, Abdon Barretto Filho, coordenador do projeto Turista Avaliador Oculto, declarou que, de uma maneira geral, os relatórios das visitas aos estabelecimentos foram positivas. “Algumas sugestões deverão ser implantadas visando a melhoria no atendimento, buscando a superação das expectativas e a busca do encantamento do consumidor”, afirmou. As ações deverão começar a partir do dia 17 de janeiro próximo, quando as empresas irão se reunir para traçar o planejamento estratégico do grupo, em encontro no Sebrae/RS.

O Pólo Gastronômico de Porto Alegre é uma iniciativa em parceria  do Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto alegre (SindPOA)  com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS), Cursos de Hotelaria e Turismo da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/RS), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul (Senai/RS), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e o Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP). O projeto integra o Programa de Qualidade no setor de gastronomia, que será estendido a cinco regiões turísticas do Estado: Metropolitana, Serra, Hortências, Costa Doce e Missões.
Empresas interessadas em aderir a esse trabalho devem entrar em contato com o SindPOA, através do fone 51-322.53.300.