03/12/08

Pólo Gastronômico divulga resultados nesta quinta-feira

Em outubro passado, os proprietários de 50 Restaurantes integrantes do Pólo Gastronomico reuniram-se, na sede do SINDPOA, para lançamento do Circuito Gourmet de Porto Alegre.

As 50 micro e pequenas empresas integrantes do projeto Pólo Gastronômico da Região Metropolitana de Porto Alegre e entidades parceiras realizam encontro nesta quinta-feira, 4 de dezembro, às 19h, para apresentação e avaliação dos resultados do primeiro ano de existência do projeto. O evento, que será realizado na Churrascaria Schneider, Avenida Bahia, n° 29, em Porto Alegre, destacará os estabelecimentos que mais investiram no programa da qualidade, no Programa Alimento Seguro (PAS) e que tiveram atuação diferenciada no projeto.

O Pólo Gastronômico é desenvolvido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) em parceria com  o Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre (Sindpoa), a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/RS), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul (Senai/RS), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a Secretaria Municipal de Turismo de Porto Alegre e o Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP).

Conforme o técnico do Sebrae/RS e gestor do Pólo Gastronômico da Região Metropolitana de Porto Alegre, Roger Klafke, o encontro será um momento de integração dos empresários e representantes de entidades e de celebração dos resultados conquistados no primeiro ano do projeto. “Neste período, o grupo realizou boa parte do que foi planejado. Algumas empresas se desenvolveram, cresceram, abriram filiais ou ampliaram seu espaço físico e outras trabalharam preparando os estabelecimentos para o crescimento”, destaca. Para o Presidente do Sindpoa e do Comitê Setorial da Qualidade RS -  Turismo do PGQP, Daniel Antoniolli, a iniciativa é mais um diferencial das empresas gaúchas do setor.

- “ A atuação do Sindpoa é muito voltada a qualificação da categoria o que ajuda  nossos restaurantes a terem um grande diferencial como empresas. E isso é fundamental numa área de muita competitividade”  ressaltou Antoniolli.

Neste sentido, durante o evento também serão  destacadas as empresas que  além de integrarem o Pólo Gastronômico, igualmente participaram do Sistema de Avaliação 2008 do PGQP.

- “Depois do treinamento cada organização realizou a auto-avaliação, medindo assim o estágio da gestão das empresas. Além disso, essa etapa possibilitou a elaboração do Plano de Melhoria do Sistema Gerencial, onde foram identificadas as lacunas existentes na gestão e definidas as prioridades para serem trabalhadas” afirma Catiucia Vieira Zafalon Figueiredo, consultora do PGQP que ministrou o curso em parceria com o Sindpoa.

As empresas que se destacaram por contribuir com o fortalecimento do projeto com idéias, sugestões, por participar de programas de gestão, entre outros critérios definidos pelos próprios integrantes, serão homenageados com uma certificação especial, durante o evento.