13/10/11

Porto Alegre dos sonhos perde Copa das Confederações

Sindpoa defende ação para se evitar perda de outros prazos

Sentimentos de alegria e tristeza se intercalam quando o futuro de Porto Alegre é o tema. No mesmo dia em que a Presidente da República, Dilma Rousseff anuncia um cronograma de obras importante para a cidade, como o metrô e uma nova ponte sobre o Rio Guaíba, surge como contraponto a informação de que é praticamente certa a ausência de Porto Alegre como uma das sedes da Copa das Confederações, marcada para ocorrer em 2013. O anúncio será feito no dia 20 próximo, mas é pouca a esperança de que haja mudança nesta decisão. As razões se referem ao atraso nas obras do estádio beira-rio, mas pode ter conotação política, segundo  declarações de dirigentes do Internacional e do próprio prefeito municipal, José Fortunati, que acusa o ministério dos esportes de estar de má vontade com Porto Alegre. A realidade é que a cidade perde como um todo e o segmento do comércio, hotéis bares e restaurantes mais ainda. “No momento em que nos empenhamos em conscientizar nossa categoria da importância do treinamento e qualificação para um evento desta magnitude, essa notícia é como um balde de água fria. Se a Fifa diz que o estádio não estará pronto em 2013 para o grande teste da Copa, o que nos garante que teremos jogos em Porto Alegre em 2014?”, ressalta o presidente do Sindpoa, José De Jesus Santos. Além disso, segundo o professor de marketing esportivo da ESPM Fernando Trein, não receber a Copa das Confederações representa para a capital perder uma grande chance de se exibir no Exterior em um momento em que os torcedores começam a pensar no Mundial do ano seguinte. “Muitos sabem que haverá Copa no Rio, em São Paulo, na Bahia, mas quantos conhecem Porto Alegre? Seria a hora de fazê-los pensar por que não conhecer essa cidade?”, ressalta. Para o Presidente do Sindpoa, é preciso ação. “ Achar culpados, nesta hora, não adianta. Precisamos nos articular melhor para não perdermos os demais prazos que podem significar a perda, além dos anéis, que já foram, os dedos que nos restam”, concluiu.