11/08/11

Porto Alegre em segundo na cesta básica

O preço médio da cesta básica baixou em 14 das 17 capitais pesquisadas pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) no mês de julho. De acordo com o levantamento, as reduções mais expressivas foram registradas no Rio de Janeiro (-6,01%), Fortaleza (-4,97%), Porto Alegre (-4,64%) e Florianópolis (-4,35%). Já os aumentos mais significativos ocorreram em Florianópolis (7,01%), João Pessoa (5,23%), Aracaju (4,62%) e Fortaleza (4,41%). A capital paulista apontou o maior custo na compra dos alimentos (R$ 263,38), seguida de Porto Alegre (R$ 259,60) e Florianópolis (R$ 254,84). As cidades mais baratas foram Aracaju (R$ 184,01), João Pessoa (R$ 204,40) e Salvador (R$ 206,58).
Em Pernambuco, o valor da cesta marcou R$ 212,55, o equivalente a 42,39% do salário mínimo. A média nacional deste mesmo indicador foi de 46,38%. “A maioria das capitais tiveram movimento de declínio, aquelas que registraram aumento, foi bem pequeno. Após um período de alta, em termos conjunturais está havendo uma acomodação da cesta básica”, avaliou a supervisora do Dieese em Pernambuco, Jackeline Natal.
Os sete itens que compõem a cesta apresentaram elevação em seus preços médios. Os de maior alta foram o tomate (5,62%), o café (2,21%) e o açúcar (1,48%), mas o conjunto apresentou queda em virtude de reduções expressivas como no caso da banana (9,90%), do leite (2,75%) e da carne (2,39%). Segundo Jackeline, a entressafra dos alimentos in natura provocam reflexo nos preços. “As frutas e verduras têm movimento semelhante e a entressafra impacta no preço. Outro elemento que refletiu no declínio foi a carne, que tem período de entressafra por conta do frio e da geada”, explicou.