16/10/07

Porto Alegre já tem o seu Pólo Gastronômico. Trata-se da primeira ação pratica do Programa de Qualidade do Setor

Foi lançado, nesta terça-feira, no Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre (Sindpoa), o primeiro  Pólo Gastronômico de Porto Alegre. A iniciativa para qualificar o setor é desenvolvida pelo Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS), a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/RS), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul (Senai/RS), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e o Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP).
Segundo o Presidente do SindPOA, Daniel Antoniolli, o Pólo Gastronômico é a primeira ação objetiva do Programa de Qualidade no setor do Turismo no Rio Grande do Sul, coordenado pelo Sindicato que prevê a qualificação de estabelecimentos ligados à cadeia produtiva do turismo. Na Região Metropolitana, as ações para o setor gastronômico serão implantadas por meio do pólo, lançado na forma de um projeto-piloto, e que será estendido a outras regiões turísticas do Estado como Serra, Hortênsias, Costa Doce e Missões. “A oferta de qualificação para as empresas acontecerá por meio de um dos módulos do Programa de Qualidade, que prevê cursos de gestão em empresas turísticas, em pessoas e gestão empresarial, alimentos seguros e responsabilidade ambiental e social”, afirmou Antoniolli.
O Presidente lembrou ainda que as empresas se responsabilizarão, por meio de um termo de adesão, pelos critérios de participação, direito e deveres. “A avaliação obedecerá aos mesmos critérios do sistema de avaliação aplicado pelo PGQP, com pontuação nos quesitos liderança, estratégia e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimentos, pessoas, processos e resultados”, relata. Segundo ele, os objetivos a serem atingidos tratam do aumento da lucratividade e da competitividade; da melhoria dos processos; da redução de custos e desperdícios; da valorização da imagem das organizações e das regiões turísticas; e o aumento da confiabilidade das organizações e das regiões turísticas. No módulo referente à qualificação profissional, estão previstos cursos em operação (garçom, recepção, camareira, taxistas, etc.), atendimento, informações e administração de processos.
“A economia da Região Metropolitana de Porto Alegre será beneficiada com a criação do pólo, que terá como objetivo de suas ações o aumento da renda e dos postos de trabalho no setor”, explica o gestor do Pólo Gastronômico pelo Sebrae/RS, Roger Scherer Klafke. Para o Presidente da Abrasel e proprietário de três restaurantes em Porto Alegre, Pedro Hoffmann, as expectativas em relação à criação do Pólo são muito positivas. “Queremos que os nossos profissionais e os seus estabelecimentos estejam qualificados. Assim, estaremos preparados para atender à demanda, cada vez mais exigente, dos clientes do nosso mercado de atuação. O pólo será uma ferramenta que nos auxiliará para alcançar esses objetivos”, afirma. A cerimônia contou com a presença de mais de cem empresários do setor interessados na adesão ao Pólo.

Fonte: Assessoria de Imprensa SINDPOA