11/02/14

PORTO ALEGRE RECEBE PROJETO DE QUALIFICAÇÃO PARA HOTELARIA E GASTRONOMIA

Programa de cursos voltado a gestores e trabalhadores do setor visa a capacitação em bem receber turistas estrangeiros durante a Copa do Mundo. O projeto inicia no dia 19/02 e se estende até 15/06, com aulas nos três turnos.

A Copa do Mundo é uma oportunidade para que diferentes setores da sociedade apresentem mudanças que permaneçam após o evento. Esta é a expectativa do Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre (SindPoa), que lança o projeto “Seu negócio classificado para a Copa”, um programa de cursos voltado a gestores e trabalhadores da área que visa a capacitação em bem receber turistas estrangeiros. A iniciativa deve promover melhorias na prestação de serviços em bares, restaurantes e hotéis da capital e deixar um legado para a cidade. O projeto inicia no dia 19/02 e se estende até 15/06, com aulas nos três turnos.

“Queremos aproveitar o evento da Copa para deixar uma marca positiva para os visitantes e para os consumidores de Porto Alegre”, afirma o presidente do SindPoa, Henry Chmelnitsky. A expectativa é que um total de 700 alunos, divididos em 36 turmas, sejam beneficiados com a iniciativa. Cerca de R$ 160 mil serão investidos na ação.

Quatro cursos oferecerão aos alunos ferramentas práticas para o atendimento aos turistas: Formando um time campeão e Atendimento 10, voltados a técnicas de receptividade; Foco total: recebendo o turista estrangeiro, que oferece noções básicas da língua inglesa; e Um dia de turista, com dicas turísticas especiais para estrangeiros.

Estabelecimentos participantes do projeto receberão um selo, que identificará os locais certificados pelo SindPoa. Os alunos qualificados também receberão bottons de identificação de acordo com o curso. “A ideia é que o turista saiba que pode se comunicar e pedir informações”, destaca Chmelnitsky.