14/12/08

Porto Alegre Resort qualifica e amplia opções para turistas

O Lançamento do Programa ocorreu dia 11/12/2008
Turistas que visitam a Capital contam a partir de agora com novos serviços e opções de lazer na cidade. Foi lançado no dia  11/12, o programa Sport Day Use, primeira etapa do projeto Porto Alegre Resort, da Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) em parceria com o Sindpoa, para oferecer ao visitante estrutura qualificada para a prática de atividades físicas e esportivas em clubes e hotéis de Porto Alegre. O lançamento ocorreu na sede do Sindicato, com a presença do prefeito José Fogaça, do titular da SMTUR, Luiz Fernando Moraes, do presidente do Sindpoa, Daniel Antoniolli, além de representantes do trade turístico da Capital.

O programa tem a parceria dos quatro maiores clubes recreativos e de esportes de Porto Alegre, 20 hotéis, que respondem pela oferta de cinco mil leitos, e seis agências de viagens locais. Através do Sport Day Use, o visitante poderá desfrutar da estrutura dos clubes, adquirindo um passaporte diário na recepção do hotel ou nas agências de viagem credenciadas, que farão a reserva prévia dos dias, horários e da modalidade escolhida pelo usuário.

Governança - Para Fogaça, o Porto Alegre Resort representa uma ação de governança e criatividade entre a prefeitura e o trade turístico para o desenvolvimento econômico da cidade, permitindo novas oportunidades, geração de renda e emprego e a abertura de frentes de expansão para as atividades produtivas do setor. “É um momento novo. Porto Alegre começa a consolidar uma consciência coletiva e ampla de cidade turística e entra numa rota de turismo de excelência que pode render muito para um local que pretende ser pólo turístico. A estrutura oferecida é de alta qualidade e de nível internacional”, avaliou o prefeito. Para o Presidente do Sindpoa, Daniel Antoniolli, o fato de o Prefeito estar dando prioridade ao setor do turismo da capital é uma boa noticia. “ Porto Alegre merece estar entre as primeiras capitais brasileiras em captação de turismo e, para isso, devemos manter essa parceria entre os setores público e privado.Quem ganha é a cidade”, avalia Antoniolli.

A iniciativa é considerada inédita entre cidades brasileiras por oferecer maiores opções esportivas a turistas de todos os perfis num só produto. Entre as modalidades oferecidas estão atletismo, basquete, bocha, futebol, natação, hidroginástica, padel, tênis, voleibol, golf, além de academia de ginástica, área para caminhadas e sauna. Conforme Luiz Fernando Moraes, as próximas etapas do Porto Alegre Resort deverão incluir caminhadas turísticas, trilhas ecológicas, visitas guiadas aos estádios de futebol e roteiro de bem-estar, envolvendo as áreas de saúde, estética e relaxamento. “Não investimos quase nada e criamos um produto praticamente inédito no Brasil com a parceria do setor turístico, em uma demonstração de transversalidade, cooperação e criatividade”, disse Moraes.

Parceiros - A iniciativa da SMTUR tem como parceiros o SindPoa, Federaclubes, Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav-RS), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e o Porto Alegre Convention & Visitors Bureau. Dos seis hotéis classificados como de luxo, segundo critérios do Porto Alegre Convention & Visitors Bureau, quatro fazem parte da iniciativa: Sheraton, Blue Tree Millenium, Blue Tree Tower e Plaza São Rafael. Os clubes participantes são Sogipa, Grêmio Náutico União, Grêmio Náutico Gaúcho e Belém Novo Golf Clube.