07/09/14

Porto Alegre terá Centro de Convenções em 2016

Status do projeto foi apresentado pelo secretário municipal de Turismo nesta segunda-feira, no SINDPOA. Área para a construção do equipamento já foi destinada pela prefeitura e fica próxima à FIERGS, na Zona Norte da Capital.

O projeto de um centro de convenções com estrutura para grandes eventos foi apresentado na tarde dessa segunda-feira no Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre (SINDPOA). O secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, falou à diretoria da Entidade sobre o status do projeto, que teve início em fevereiro de 2013 e deve ser implantado em 2016.

O terreno destinado pela prefeitura, com uma área de quatro hectares, fica próximo à Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, no bairro Sarandi, Zona Norte de Porto Alegre. Conforme o secretário, a ideia é construir inicialmente três pavilhões que totalizem 30 mil metros quadrados, com uma modelagem que privilegie a realização de grandes feiras.

As áreas circunvizinhas já estão em estudo para desapropriação, a fim de viabilizar de antemão, a expansão da área para a construção de locais adequados ao estacionamento de veículos. A respeito da gestão do equipamento, o secretário adiantou que a ideia é avançar nos diálogos para uma parceria com a FIERGS ou trabalhar por meio de concessão, adotando-se um conselho gestor com representantes do poder municipal.

"Existe um consenso de que o centro é necessário e devemos agora trabalhar para concentrar esforços. Porto Alegre tem que entrar no páreo e competir com outras capitais, para ter um turismo de eventos mais sólido. Estrutura hoteleira a cidade já possui, precisamos agora concentrar esforços para que o projeto do Centro de Convenções evolua em prazos razoáveis”, avalia o presidente do Sindicato da Hotelaria de Porto Alegre, Carlos Henrique Schmidt.

Atualmente o projeto está em fase de estudos técnicos e de viabilidade, que dará origem ao anteprojeto arquitetônico. O secretário destacou que esta fase, de pesquisa da viabilidade técnica é a mais difícil e demorada, mas também a que requer mais atenção. Ele apresentou um histórico do projeto, que teve início em fevereiro de 2013, através do PAC do Turismo, do Ministério do Turismo e recebeu R$ 60 milhões para aplicação.

CAIS MAUÁ
Na oportunidade o secretário de Desenvolvimento e Assuntos Especiais de Porto Alegre, Edemar Tutikian, que também participou da atividade, falou aos diretores do SINDPOA sobre o andamento do projeto de implementação do Cais Mauá. “O estudo de impacto ambiental está em fase de conclusão e a partir daí os investidores interessados terão a segurança para entrar no projeto”, afirmou. Ele ainda adiantou que as obras no local devem começar em janeiro de 2015.